Em Altos (PI), Lula sai em defesa de legado petista na habitação

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã deste domingo (3) na cidade de Altos, no Piauí, de ato em defesa das políticas públicas voltadas para a moradia popular e fez duras críticas aos recentes cortes promovidos pelo governo Temer em programas como o Minha Casa, Minha Vida.

Lula relembrou o pioneirismo do programa, que foi lançado com uma ousada meta de construir um milhão de casas logo em sua primeira fase. “Quando fui eleito me deparei com um problema: como garantir moradia de qualidade para quem não tem nada? E foi aí que criamos o Minha Casa Minha Vida. Chamei os empresários e perguntei quantas casas poderíamos contratar. Eles diziam 200 mil. Era pouco. Decidi fazer 1 milhão. E com a Dilma fizemos o Minha Casa Minha Vida 2 e entregamos mais de 2 milhões”, disse o ex-presidente. “Agora eles estão cortando os subsídios do Minha Casa Minha Vida. Não tem como fazer programa de habitação popular sem isso”, criticou. 

Para ver as fotos do evento em alta resolução acesse o Flickr do Instituto Lula.

Em Altos pela última vez no ano de 82, o ex-presidente relembrou também sua primeira passagem pela cidade, em um Brasil bastante diferente do país pós governos Lula e Dilma. “A cidade de Altos ficou por muito tempo na minha cabeça porque quando estive aqui em 82 presenciei uma imagem muito triste. Estava muito calor, comprei meia dúzia de laranja e comecei a chupar e jogar fora o bagaço. De repente vi algumas crianças comendo aquele bagaço. Aquilo ficou marcado em mim. E é por isso que quando ganhei as eleições decidi transformar a fome na minha questão principal”, relembrou.

Trinta e cinco anos após o episódio, Lula voltou à cidade como o ex-presidente que tornou o combate à fome no Brasil referência mundial. Por essa e outras conquistas, ele foi homenageado com o título de cidadão de Altos. O Piauí é o penúltimo estado nordestino da caravana Lula Pelo Brasil. Neste domingo, o ex-presidente segue para o Maranhão, onde encerra a viagem na terça-feira (5).