Foto: Ricardo Stuckert

A senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, esteve nesta sexta-feira (11) na Vigília Lula Livre, em Curitiba, para destacar a manutenção da candidatura de Lula e das mobilizações de resistência pela liberdade do presidente. “Lula está firme, disposto e manda avisar que é candidatíssimo”, afirmou a presidenta. 

Gleisi fez questão de reiterar as garantias legais que asseguram a candidatura do ex-presidente. “O Lula está com seus direitos políticos intactos. Ele pode ser inscrito como candidato em agosto porque a Constituição só suspende os direitos políticos de uma pessoa se o julgamento em que foi condenada for reafirmado na última instância, que é o Supremo Tribunal Federal. E isso não aconteceu com ele. Só o TRF4 que julgou”, ressaltou.

Sobre as implicações da lei Ficha Limpa, a senadora ressaltou que o artigo 26 C da mesma lei garante que a inegibilidade pode ser suspensa até a diplomação do candidato, caso exista recurso plausível a ser julgado pela instância superior. 

“Até os adversários dele acreditam que os recursos de Lula farão com que o processo seja revisto, quando for analisado o mérito”, apontou. 

Gleisi encerrou sua fala lembrando que Lula é quem possui as melhores condições para recuperar o país da crise deflagrada após o golpe. “Ele é único que sabe o que fazer porque já fez. Já governou, conhece o povo e pode pacificar esse país”. 

Voltar para o topo