Iniciativa do Brasil e da ONU para combater a fome é destaque em publicação sobre cooperação Sul-Sul

Compartilhar:

Do site da ONU Brasil

O Centro de Excelência contra a Fome — fruto de uma parceria entre o Brasil e o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) — foi destaque de uma publicação da ONU lançada na semana passada (1) sobre estratégias de cooperação Sul-Sul que podem ajudar países em desenvolvimento a cumprirem a nova Agenda 2030.

O documento “Boas práticas em Cooperação Sul-Sul e Triangular para o Desenvolvimento Sustentável” explica que o organismo vinculado ao PMA busca replicar e adaptar a experiência brasileira do Desafio Fome Zero em outros países emergentes.

Desde sua criação em 2011, o Centro tem fornecido apoio continuado por meio de assistência técnica a 37 países na África, Ásia e América Latina. O objetivo é compartilhar com outras nações o conhecimento adquirido ao longo da execução do programa no Brasil.

Segundo a publicação da ONU, a iniciativa do PMA e do governo brasileiro contribui para o desenvolvimento de políticas nacionais e sustentáveis nas áreas de alimentação escolar e proteção social.

A atuação do Centro é responsável por estimular Estados a encontrarem soluções duradouras para a fome e a pobreza, atrelando a segurança nutricional de jovens estudantes ao fortalecimento da agricultura familiar.

Todos os programas citados na publicação foram recomendados por agências das Nações Unidas e reconhecidos por apresentarem as principais características de iniciativas efetivas de cooperação Sul-Sul — conseguindo beneficiar um grande número de pessoas, combater desafios de desenvolvimento transnacionais e serem aplicadas em diferentes lugares.

Acesse aqui a publicação na íntegra (disponível apenas em inglês).