Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na manhã desta quinta-feira (26) o campus de Araçuaí do Instituto Federal do Vale do Jequitinhonha do Norte de Minas Gerais (IFNMG), inaugurado durante seu governo em 2010. Na visita, Lula foi homenageado pelos alunos por sua "incansável luta pela interiorização e universalização do ensino gratuito e de qualidade" no Brasil.

Durante a homenagem, Lula falou sobre a importância dos investimentos em educação no Brasil nos últimos 13 anos e se emocionou com os depoimentos dos alunos que tiveram suas vidas transformadas pelas políticas públicas dos governos do PT. "Só a fala dos estudantes já mostra o acerto desse investimento", disse.

Ao lado do ex-presidente, a secretária de educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, lembrou que somente no governo Lula foi possível a criação de tantos institutos federais no país. "Nós ficamos durante muitos anos sem financiamento para a educação profissional e só conseguimos garantir os recursos para a área durante o mandato de Lula", afirmou Macaé, denunciando os cortes do governo ilegítimo de Michel Temer na educação profissional. "Agora os investimentos estão todos ameaçados", completou.

Para ver as fotos da visita, acesse o Flickr do Instituto Lula 

Para Lula, é obrigação do Estado brasileiro garantir que todos tenham educação de qualidade, da creche à universidade. "O que nós fizemos foi apenas fazer o óbvio. Investir em educação é um investimento para o resto da vida, que perpassa gerações. É um investimento que não quebra e não vai à falência", finalizou.

Lula Por Minas Gerais 

Da cidade de Araçuaí, a caravana Lula Pelo Brasil seguiu para o Campus de Salinas do Instituto Federal do Vale do Jequitinhonha do Norte de Minas, mas antes parou nos municípios de Coronel Murta e Rubelita. 

Voltar para o topo