Lula e dirigentes sindicais comemoram o aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na noite desta sexta-feira (12). A ocasião era de festa: a entidade está completando 58 anos. A comemoração contou com bolo de aniversário, sessão de cinema e entrega do prêmio anual João Ferrador, dado a personalidades que tiveram papel de destaque na luta por direitos dos trabalhadores e do sindicato. 

Neste ano, o homenageado foi o criador e ex-coordenador da Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, o economista Osvaldo Cavignato. Foi Lula - ele próprio já homenageado com o prêmio - quem entregou a honraria. Em um breve discurso no momento da entrega do troféu,

Lula destacou a importância da criação do Dieese e do sindicato trabalhar ao lado de economistas, que produzam análises conjunturais sobre o país.O Dieese nasceu da luta dos dirigentes sindicais brasileiros. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiassem as demandas dos trabalhadores, e hoje goza de prestígio nacional e internacional.

Veja a galeria de fotos do evento aqui

Após a premiação, foi exibido o filme "Era o Hotel Cambridge", da diretora Eliane Caffé, também presente no evento. A obra conta a história de uma ocupação por refugiados estrangeiros de um prédio no centro de São Paulo, que contou com a solidariedade de movimentos populares brasileiros que lutam pela moradia.

No final, foi cortado um bolo para marcar a data festiva e, como é costume, Lula passou mais de dez minutos atendendo aos pedidos de fotos, abraços e beijos.

Voltar para o topo