Lula durante parada na cidade de Olhos D'Água. Foto: Ricardo Stuckert

A Caravana atravessou o Vale do Jequitinhonha de Norte a Sul neste sexto dia de viagem, marcado pela impressionante paisagens de serras e vales na parte sul e do cerrado mineiro mais ao norte.

Deixamos Montes Claros pela manhã fizemos a primeira parada ainda dentro dos limites do município, na comunidade de Santa Rita. Visitamos a produção de morangos de um agricultor local irrigada com tecnologia de gotejamento, desenvolvida para regiões com pouca disponibilidade de água.

No meio do caminho a caravana parou em Bocaiuva, terra natal do ex-ministro Patrus Ananias e de Betinho, Henfil e toda família Souza. Na primeira visita de Lula à cidade o povo lotou a praça do mercado e Lula ouviu principalmente líderes da agricultura familiar que relataram desmonte em programas como o PAA.

De volta à estrada, fomos recebidos na beira da estrada pelo povo na cidade de Olhos d'Água, que tem hoje três assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. O prefeito e o ex-prefeito foram recepcionar a caravana ao lado da representante do MST. O último trecho, rumo a Diamantina, foi um dos mais belos até agora. Nos encontramos mais uma vez com o rio Jequitinhonha, que mesmo com o nível muito baixo é impressionante.

O dia terminou com um grande ato sobre educação em Diamantina, cidade do ex-presidente Juscelino Kubitschek e de Chica da Silva.

Voltar para o topo