“Sou o primeiro da família a obter uma graduação”   

Compartilhar:

No começo era o sonho, junto com a vocação e a força de vontade. Mas faltava o ingrediente que transforma sonho em realidade – faltava a oportunidade, que veio em 2004, com a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Graças ao ProUni, mais de 1,4 milhão de jovens carentes conquistaram bolsas em instituições particulares de ensino superior e estão se tornando médicos, engenheiros, advogados… Eles reescreveram o próprio futuro, e estão ajudando o Brasil a mudar o seu. 

Leia também: “Lula: Era proibido universidade pra gente. A gente nem sonhava”

“Sou o primeiro da família a obter um título universitário de graduação. Isso é algo que não podemos descrever em palavras, tanto o orgulho que isso representa para a nossa família, quanto a oportunidade de também poder traçar um destino melhor para a minha família e para o Brasil”, diz William Teixeira Miranda, aluno de Engenharia Química na Universidade de Salamanca, na Espanha.   

O depoimento de Willian, mineiro de Belo Horizonte, foi dado em 2014, quando o Brasil ao invés de reduzir investimentos na educação, ampliava oportunidades para seus jovens, com programas como o Prouni internacional. Primeiro da família a obter uma graduação, o jovem de 20 anos fala da oportunidade dada a ele e também das avanços trazidos pela iniciativa aos jovens de todo o Brasil.

Confira o depoimento de Willian: