Mais vitórias da verdade! Uma reportagem da Folha no sábado (10) trouxe o saldo vitórias a favor da verdade no TSE. Já foram 15 fake news contra Lula apagadas das redes sociais, após atuação jurídica da Coligação Brasil da Esperança junto à corte eleitoral. Dentre os conteúdos mentirosos apagados estão posts do próprio Bolsonaro, o Mentiroso da República, além de postagens feitas por seus filhos e ex-ministros de seu governo. A disputa eleitoral de 2022 está sendo pautada pelo combate à disseminação da mentira. É uma forma de enfrentar a máquina de desinformação e fake news criada por Bolsonaro. Ele se elegeu com essa estratégia em 2018 nunca parou de usar recursos muitas vezes públicos para manter seu gabinete do ódio para manter o debate público enviesado a seu favor. Esse modo de agir busca esconder a destruição que seu governo causou na economia e na sociedade brasileira, além de tentar camuflar seus escândalos de corrupção.
Advogados da campanha do ex-presidente Lula já entraram com 76 ações na Justiça Eleitoral: 40 delas já foram julgadas e 32 foram vitoriosas. Neste universo, das 24 representações eleitorais movidas pela Coligação Brasil da Esperança, 19 saíram vitoriosas — e 15 tratavam de desinformação. Ou seja, fake news. Os conteúdos mentirosos que foram e serão removidos incluem notícias comprovadamente falsas e já desmentidas por agências de checagem de fatos independentes.
Saiba quais são as 15 fake news contra Lula que o TSE determinou a exclusão das redes:
FAKE 1: “Ligação entre PT e Lula com PCC e morte de Celso Daniel”
Essa relação é falsa, já fizemos diversas matérias sobre isso.
FAKE 2: “Tuítes de Bolsonaro sobre Lula, PT e PCC”
O TSE determinou que Bolsonaro terá de pagar multa e apagar postagens em que, supostamente, provaria a ligação do PT com o PCC. Não existe relação nenhuma.
FAKE 3: “Lula e PT apoiam invasões de igrejas e perseguição de cristãos”
Lula já foi presidente e sempre respeitou todos os brasileiros e todas as crenças. Seu governo foi especialmente favorável ao público evangélico e cristão.
FAKE 4: “QR CODE no Título de Eleitor com as expressões LULA e PT”
Essa fake news já foi desmentida diversas vezes pelas principais agências de checagem.
FAKE 5: “Cartilha PT incentivava uso de drogas”
Essa fake foi espalhada por Damares Alves, a ex-ministra de Bolsonaro que é viciada em mentir e, por justiça, foi obrigada a apagar as postagens.
FAKE 6: “Aldo Rebelo responsabiliza PT pela alta dos combustíveis”
Essa é outra mentira já desmentida diversas vezes por agências de checagem
FAKE 7: “Lula vai acabar com direitos de trabalhadores de aplicativos”
Lula fazia um discurso em que criticava a falta de direitos trabalhistas de trabalhadores de aplicativos e teve sua fala retiradade contexto para criação da fake news.
FAKE 8: “Lula com irmão de Adélio Bispo”
Bolsonaristas circulam uma foto de Lula com ex-candidato a deputado do PT que é apontado como sendo irmão de Adélio Bispo, mas essa relação não existe.
FAKE 9: “Lula vai acabar com 13º e férias trabalhistas”
Um discurso do ex-presidente Lula para trabalhadores no no Encontro dos Movimentos do Campo, das Florestas e das Águas foi cortado para dar a impressão de que ele é contrário a direitos, quando na verdade criticava empresários que queriam eliminar benefícios.
FAKE 10: “Lula afirma ter Vagabundos, traficantes e bandidos entre seus apoiadores”
Na gravação original do discurso de Lula, ele afirmava justamente o contrário. O conteúdo falso foi distribuído para mais de 80 mil pessoas.
FAKE 11: “IPEC divide endereço com Instituto Lula”
A mais recente fake news, de que o instituto de pesquisa eleitoral IPEC, disseminada “por engano” pelo bolsonarista Gustavo Gayer, foi desmentida e apagada por ele mesmo. Gayer é um notório disseminador de mentiras contra Lula e o PT, agindo criminosamente e de má fé.
FAKE 12: “Foto de Lula com Suzane von Richthofen”
Já foi provado que é montagem a foto que tem circulado que diz que Lula estaria ao lado de Suzane Von Richthofen.
FAKE 13: “Lula afirma que compraria voto de “eleitores baianos” por R$ 10,00 e um sanduíche de pão com mortadela”;
Um vídeo de Lula de 2017 foi manipulado para parecer que ele estaria comprando votos de baianos e a fake news já foi desmentida pelas agências de checagem.
FAKE 14: “Advogado do PT”
Um suposto “humorista” tinha um canal no YouTube e divulgava vídeos no Kwai em que seu personagem corrupto fingia ser o líder dos advogados do PT. O conteúdo publicado por ele foi considerada parte de uma campanha da extrema direita no Brasil.
FAKE 15: Comercial Transposição
A Transposição do São Francisco é uma obra do governo de Lula, que foi apenas finalizada no começo do governo Bolsonaro, sem que ele tenha nenhum papel no projeto, nem na sua execução. Mas em sua propaganda eleitoral ele colocou sua esposa Michelle para falar que a obra é de seu marido e que eles auxiliam as mulheres.
O post 15 fake news contra Lula que o TSE mandou apagar apareceu antes no Verdade na Rede.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…