“Eu vivi as politicas públicas do governo Lula. O que me empurra para Lula é a minha própria historia”. Um dos convidados do Space dos 30 dias no perfil oficial de Lula no Twitter na última quinta (1), um dos mais expoentes atores, roteiristas e humoristas da nova geração, Paulo Vieira relatou como o Bolsa Família foi fundamental para sua família.
Ao ser questionado pelo jornalista Muka sobre como se constituiu a relação entre a sua história e a de Lula, ele explicou como as políticas sociais do governo petista impactaram em sua vida. Paulo também destacou o papel da educação pública. Sua formação educacional se deu em um dos Institutos Federais e na Universidade Federal do Tocantins, criados por Lula.
Por que Bolsa Família merece destaque?
O Bolsa Família foi implantado em 2003 e retirou 36 milhões de brasileiros da miséria. O programa proporcionou, durante os anos em que esteve implementado, que os beneficiários comprassem alimentos, materiais escolares e roupas para as crianças. Assim, o programa ajudou a aquecer a economia, como demonstrou pesquisa do IPEA no balanço de 10 anos do Bolsa Família. Cada R$ 1 gasto com o programa adicionava R$ 1,78 no PIB.
O sucesso da implementação da renda extra às famílias mais pobres fez com que, ao longo do tempo, os beneficiários pudessem deixar o programa. A política de Lula recebeu prêmio e foi copiada por diversos países pelo mundo.
Paulo Vieira falou sobre Bolsa Família, mas também sobre sua educação no ensino público
Paulo Vieira também destacou que estudou em IF e na UFT, onde cursou jornalismo. Durante os governos do PT a educação passou por uma verdadeira revolução no país. Os governos do PT criaram 18 Universidades Federais, 173 campus, mais de 360 IFs por diferentes cidades brasileiras (e não apenas nas capitais). Foram responsáveis ainda pelo aumento do número de alunos no ensino superior, que passou de aproximadamente 500 mil para mais de 900 mil)
Criado em Palmas, Tocantins, Paulo começou a estudar teatro ainda criança. Com menos de 30 anos, ele já ganhou diversos prêmios pela sua atuação como humorista. Inclusive, quem o acompanha no Twitter, provavelmente já teve a oportunidade de ler as hilárias histórias de Pablo e Luisão. Luisão, o pai de Paulo, e seu amigo Pablo são um retrato do brasileiro de baixa escolaridade que está constantemente buscando melhorar de vida, muitas vezes de forma precária, seja pelo trabalho no campo ou na construção da casa própria depois de muita luta. Paulo Vieira, ao falar sobre o impacto do Bolsa Família para ele e diversos membros de sua família, disse que o auxílio foi fundamental para melhoria material de vida.