Instituto Lula visita Médicos Sem Fronteiras

Compartilhar:

O diretor Celso Marcondes e Natália da Luz, integrante do Conselho África, visitaram nesta quarta-feira (6), a sede brasileira do Médicos Sem Fronteiras, na cidade do Rio de Janeiro. Eles foram recepcionados por Susana de Deus, diretora executiva, e Renata Reis, relações institucionais. 

No encontro, Natália e Celso apresentaram o Conselho África do Instituto Lula às dirigentes do MSF e colocaram-se à disposição desta importante instituição para colaborar na divulgação de suas ações humanitárias, sobretudo no continente africano. 

Como se sabe, o MSF tem uma atuação significativa e permanente na África, em particular nos momentos de conflitos, epidemias e tragédias causadas pela natureza. Recentemente, tiveram um papel decisivo no combate à expansão do vírus ebola na Libéria, Guiné e Serra Leoa. Ao mesmo tempo, mantêm, desde 2013, uma presença heroica em zonas de conflito no Sudão do Sul e na República Centro-Africana (saiba mais em http://www.msf.org.br/noticias/msf-e-obrigada-retirar-suas-equipes-de-leer-no-sudao-do-sul ).

O escritório do MSF no Brasil, formado originalmente para agir nas regiões mais carentes de nosso país, hoje tem com principal missão a busca por novos doadores brasileiros para contribuir com sua atuação em outros países. O Brasil, que era uma país “receptor” de ajuda humanitária, passou à condição de doador, graças ao consistente processo de inclusão social verificado nos últimos anos.