Alexandre Martins: símbolo de como políticas públicas transformam vidas

De origem pobre, morador de Taboão da Serra estudou Administração de Empresas com ajuda do Prouni e vive em imóvel adquirido pelo Minha Casa, Minha Vida

Compartilhar:

Alexandre Martins símbolo de como políticas públicas transformam vidas

Alexandre Timóteo Martins tem 41 anos e mora em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo. Órfão de pai e mãe desde os três anos de idade, acabou criado pelos cinco irmãos mais velhos, sendo o único a cursar ensino superior. Foi ele mesmo quem contou sua história, neste sábado (10/09), durante o ato Todos Juntos Pelo Brasil e por São Paulo, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira ferramenta que mudou sua vida foi o Programa Universidade Para Todos (Prouni). Por meio dele, se graduou em Administração de Empresas em 2011. “Sou uma pessoa pobre, de periferia, que tive oportunidades, e isso mudou minha vida. Como diz o presidente, a educação transforma”, afirmou.

Com o diploma em baixo do braço, conseguiu trabalho em um banco. E, com o Minha Casa Minha Vida, realizou o sonho da casa própria. “Eu sei que tudo isso é política pública. Moro nesse apartamento até hoje, isso deu dignidade pra nossa vida”.

A estabilidade financeira que o diploma trouxe e o fim do aluguel com uma casa própria, permitiu que Alexandre viajasse para os Estados Unidos, onde aprendeu inglês. Ele diz que sua formação cultural e intelectual proporcionou criar a filha com melhores condições. Aos 13 anos, Luisa Martins é uma cantora mirim, bilíngue, que ficou famosa por participar de um programa da Rede Globo com Carlinhos Brown. Foi ela, aliás, quem cantou o hino nacional na abertura do comício em Taboão.

Atualmente, Alexandre continua estudando. Além de estar na reta final de uma pós-graduação em Marketing Digital, acabou de ser aprovado na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), uma universidade pública, onde irá cursar matemática.

“Tudo que eu tenho, onde eu cheguei, o caminho que estou trilhando, eu devo aos programas sociais criados no Governo Lula. Isso é um fato e eu acredito sim que é possível existir um país melhor outra vez, com mais oportunidades, e esse momento está chegando”, disse. “Por isso, vamos seguir em frente, né!? A luta está só iniciando com essa eleição. Temos mais quatro anos pela frente para transformar esse Brasil. E cada voto é muito importante. Não é apenas mais um. É um voto que faz toda a diferença. Então, vamos votar no 13, no Lula, não vamos anular, não vamos votar em branco, vamos prosseguir e vamos à luta, que a vitória é certa”, completou.