O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o país precisa voltar à normalidade, com os três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – cuidando da seara que lhes cabe, sem avançar sobre as atribuições dos demais. A afirmação foi feita em entrevista ao vivo à CNN, na noite desta segunda-feira (12/09).
“Se voltarmos à normalidade, ou seja, cada um cumprir com sua função, o governo governa, o Legislativo legisla e o Poder Judiciário cumpre seu papel de ser garantidor da nossa Constituição, eu acho que as coisas voltam tranquilamente ao normal”, disse.
Anormalidade
De acordo com o ex-presidente, hoje, o Brasil vive em certa anormalidade com o Legislativo se metendo a ser Executivo e o Judiciário se metendo na seara política e o executivo afrontando ambos. Por isso, o país precisa voltar à normalidade.
Na conversa com William Waack, o ex-presidente atribuiu o processo de anormalidade à negação da política, reforçada com o golpe que tirou a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder, com o impeachment em 2016, pelo fato do candidato derrotado não aceitar o resultado das eleições.
Fazer o país volta à normalidade é um preocupação do ex-presidente. “O nosso grande desafio é a reconstrução do Brasil, a partir de primeiro de janeiro de 2023. É reconstruir. Eu digo sempre que é fazer o Brasil voltar à normalidade. É como se você tivesse saído de casa e a casa tivesse sido arrombada e tivessem mexido em tudo. Você vai ter que colocar as coisas no lugar”, afirmou, durante em entrevista a uma rádio mineira no mês passado.