O G1 noticiou, na quinta-feira (15) mais uma vitória da verdade: o TSE multa Damares Alves em R$ 5 mil por propaganda antecipada negativa contra Lula. Ministro Paulo de Tarso Sanseverino analisou ação da federação que apoia Lula na campanha. Postagens de Damares traziam informação falsa de que governo Lula criou ‘cartilha’ para incentivar uso de crack por jovens. Além de condenada, agora foi multada! Crise na campanha e a explosão de mentiras de Damares: condenada e multada.
Em sua cruzada viciada pelo que é falso, ela já foi condenada pelo TSE por divulgação de informação falsa, ou seja fake news. Mas aos mentirosos a lei parece não bastar. Mais de uma vez, ela voltou a repetir bravatas, por vezes em tom de “desafio” ao PT. O que Damares quer é mídia. O que ela terá são mais processos, mais condenações e dívidas por multa. E o esquecimento.
É conhecido o expediente de Damares mentir para buscar notoriedade. Ela divulgou em suas redes sociais seguidas vezes a fake news de um suposto “risco” que as crianças estariam correndo em um governo do PT. Para tentar chamar atenção, ela usa o expediente do pânico moral, que consiste justamente em criar fantasmas de ameaças a quem é mais vulnerável na sociedade. Damares aponta a existência de uma suposta cartilha petista que incentivasse o uso de drogas e a prática de sexo entre crianças. Isso é falso. Para confundir as pessoas ingênuas que ainda acreditam nela, Damares faz uso de uma fake news estilo sanduíche, ou seja, aquela que usa uma mentira, coloca um pedacinho de verdade no meio, e fecha ou outra mentira. Vejamos:
Primeira camada: É mentira que exista qualquer “risco” às crianças ou jovens em um governo do PT. Lembre-se que o PT governou o Brasil por 14 anos, reduziu a mortalidade infantil, acabou com a fome e dobrou o número de jovens na universidade.
Recheio: É verdade que um material impresso de redução de danos para uso de drogas EM ADULTOS foi elaborado pelo ministério da Saúde. Redução de danos é a política que acolhe, humaniza e previne doenças em pessoas adultas que estão tomadas pelo vício. É sobre ciência e compaixão, coisas que Damares parece desconhecer.
Segunda camada: É mentira deslavada que esse material tenha sido distribuído para crianças. Não foi. Não seria. Jamais será. E mais: Damares SABE que é mentira, já que assinou a portaria que encerrou o projeto de redução de danos. O argumento foi usado pelo TSE para “relembrar” Damares de que ela está mentindo.
A confirmação da condenação e a aplicação de multa são vitórias importantes. Não só por Damares (esperamos que ela aprenda), mas para a democracia brasileira. Estamos atentos e temos um país para reconstruir com base na verdade.
O post Crise na campanha de Damares e a explosão de mentiras apareceu antes no Verdade na Rede.