Em entrevista coletiva no começo da noite desta sexta-feira (23/09), em Ipatinga (MG), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu com duplicação da BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, se vencer as eleições. “É um compromisso nosso”, assegurou.
“É um compromisso nosso para cumprir aquilo que queríamos fazer quando Dilma era presidenta. Não queremos que essa estrada continue sendo chamada a estrada da morte. Por isso, queremos assumir o compromisso de duplicar essa estrada até Governador Valadares”, garantiu. O projeto da rodovia, licitado no governo Dilma Rousseff, foi interrompido porque a empresa vencedora faliu. Após o golpe de 2016, foi abandonado.
No chamado Vale do Aço, um dos polos industriais de Minas, Lula lamentou que o setor industrial tenha perdido importância no Brasil, passando de uma representação de 30% do PIB para menos de 11%. “Todos nós estamos conscientes de que Brasil precisa voltar a ser país industrializado. A importância de ter uma indústria forte no Brasil é poder gerar emprego de melhor qualidade, com exportação de coisas de maior valor agregado e você poder pagar também melhores salários com melhor formação de nossos trabalhadores”.
A tarefa é cuidar do país
Lula afirmou que os brasileiros estão se dando conta de que precisam participar ativamente da vida política do país para ajudar na reconstrução. “A nossa tarefa é reconstruir, cuidar. Cuidar das cidades, cuidar do Estado, cuidar do país e, sobretudo, cuidar do povo”.
Ao lado do candidato a governador Alexandre Kalil, do candidato ao Senado Alexandre Silveira e de outros candidatos da Coligação Brasil da Esperança, Lula disse estar convencido de que o ex-prefeito de Belo Horizonte cuidará bem dos mineiros. “Estou convencido de que, se Kalil cuidar do povo mineiro com o carinho que cuidou do Atlético Mineiro, vai ser tudo maravilhoso”.