Neste dia 1 de outubro, encerramos o primeiro turno da campanha presidencial com uma marca impressionante nos números do combate às fake news no projeto Verdade na Rede.
Nosso compromisso é com a democracia. Trabalhamos a partir da ideia de que o debate público precisa se dar com base na verdade. Quando um lado da disputa política cria e dissemina versões mentirosas da realidade — a ponto de ser necessário um projeto especial como o Verdade na Rede! — isso é sinal de que algo vai muito mal na democracia.
Viciado em mentir, ofender e desinformar, Bolsonaro nunca desarticulou o seu gabinete do ódio, ou seja, sua máquina de espalhar fake news contra adversários e favorecer narrativas enviesadas da realidade.
Mas, se eles têm robôs, nós temos você! O Verdade na Rede conta com gente de verdade
Aqui reunimos os principais números de combate às fake news primeiro turno. Nesse período, 21.524 pessoas, organizadas em 194 grupos de WhatsApp, passaram a receber diariamente desmentidos de fake news produzidos por agências de checagem independentes. Além disso, 13.952 voluntários anti fake se apresentaram e estão reunidos em 77 grupos de WhatsApp nos quais a regra é trocar experiência e dicas de combate à mentira nas redes.
E vamos aos números do combate às fake news!
Até a véspera do primeiro turno das eleições presidenciais, o Verdade na Rede recebeu impressionantes 10.598 denúncias, publicou 661 conteúdos inéditos, cadastrou 799 desmentidos de fake news publicados por agências independentes de checagem.
Graças à sua participação, pegamos o bolsonarismo “no pulo” várias vezes. Com uma equipe atenta, e um time de voluntários super comprometidos, fomos capazes de atuar rapidamente no combate direto às fakes. Além dos números do combate às fake news, produzimos também educação midiática. Lembra, né? Se vir uma fake, não compartilhe! Denuncie e divulgue uma verdade!
Nossa voz ecoou longe e incomodou de verdade o gabinete do ódio, que tentou nos calar mas não conseguiu. Restabelecemos nossas redes sociais e fomos procurados por ainda mais gente interessada na verdade.
E sabemos. A luta pela verdade é um compromisso de vida e não termina aqui. Não acaba em um turno de eleição, assim como não acaba nem mesmo depois de uma eleição. Ao mesmo tempo, em uma batalha longa como a que escolhemos travar, é importante marcar etapas e comemorar vitórias. Hoje, dia 1 de outubro, somos TODOS vitoriosos e gratos. Muito obrigado e seguimos!