O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato à presidência com maior aceitação no Twitter. A pesquisa elaborada pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), analisou as menções aos candidatos na rede social entre 25 de julho e 02 de agosto de 2018. Lula tem 78,67% do total de menções positivas aos candidatos.
Desde que foi registrado como candidato à Presidência da República no ultimo dia 15 de agosto, quando a hashtag #LulaCandidato ficou no topo dos assuntos mais comentados no Twitter, as notícias que envolvem o ex-presidente estão rompendo o cerco imposto pela Rede Globo, que ignora propositalmente acontecimentos relacionados à comprovação da inocência de Lula.
Na última sexta-feira (17/08), a noticia de que o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou o direito de Lula concorrer à eleição presidencial em outubro de 2018 foi o assunto mais comentado globalmente no Twitter.
Apesar dos principais jornais da Globo terem ignorado a determinação da ONU, a hashtag #GloboMostraONU manteve-se em primeiro lugar entre os trending topics mundiais na rede social, em uma explícita demonstração de que o povo brasileiro reconhece a perseguição política que Lula vem sofrendo.
Veja abaixo as imagens que circularam na plataforma:
A imprensa golpista e a Globo boicotam, mas a Reuters, maior agência de notícias do planeta, está espalhando à imprensa de todo o mundo, o que o Comitê da ONU decidiu.#LuaLivre pic.twitter.com/tB5QaiygGy
— Toni Bulhoes (@ToniBulhoes) August 17, 2018
#MostraONUGlobo O JN falou que o comitê da ONU não tem caráter de decisão jurídica e que evoca opinião pessoal dos dirigentes e não da ONU. A Globo é incapaz de passar uma notícia sobre Lula sem distorcer e enviesá-la. Jornalismo a desserviço do Brasil.
— arianne (@jesuisfatigueee) August 18, 2018