São falsas as imagens de tuítes atribuídos à conta oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Twitter afirmando que haverá um prazo para a população entregar armas se for eleito. Lula jamais falou, escreveu ou publicou em qualquer site ou rede oficial que “em Janeiro o povo entregará suas armas voluntariamente nas delegacias de todo Brasil, sem a necessidade de um decreto presidencial”. É mentira, também, que ele tenha dito em “dar um prazo” para que isso aconteça.
As imagens de um post no Twitter que circulam pelas redes sociais e no Whatsapp são montagens grotescas e mal-intencionadas que visam espalhar desinformação e atacar a honra, a imagem e as propostas da campanha de Lula. Trata-se de clara tentativa de tentar atrapalhar sua até o momento bem-sucedida caminhada rumo ao segundo turno, sempre ao lado da verdade e do povo brasileiro.
O presidente também jamais disse ou escreveu que “a polícia não precisará de fuzil de assalto ou de arma curta fora do serviço”. Tampouco que “vamos reduzir o armamento das polícias e dos militares e substituir por inteligência”.
Também é mentirosa e claramente alterada a imagem de falsa reportagem do portal G1 com o título: “Daremos um prazo razoável para que todos possam entregar suas armas de forma espontânea sem punição”, seguida de imagem do ex-presidente Lula.
É absurda, inventada e maliciosa a sugestão do texto de que haverá “mandado de busca e apreensão” ou qualquer decreto em caso de um novo governo petista.
As imagens foram manipuladas digitalmente com o intuito de criar a falsa impressão de que Lula seria contra o combate ao crime ou as forças policiais, o que jamais foi expressado por ele em qualquer forma ou meio de comunicação. O legado do ex-presidente é prova de seu compromisso reiterado com a segurança pública e o combate a toda forma de crime e corrupção.
Ao contrário do que dizem publicações relacionadas à notícia falseada, o que Lula afirmou em encontro com policiais e governadores em São Paulo é que propõem “a criação do Ministério da Segurança sem que haja nenhuma interferência na política do estado. O que queremos é aumentar a participação da União, sem interferir naquilo que é obrigação dos estados hoje”.
Lula defendeu, na mesma ocasião, cuja transmissão pode ser vista na íntegra, que vai retomar o Pronasci, com bolsas para formação dos policiais. “É uma das formas que a gente vai trabalhar, e vai inclusive melhorar a vida da polícia, porque ela não vai ter que ter confronto como acontece muitas vezes.”
Página voltada à PM-SP publica imagem falsa sobre Lula
A imagem falsa e manipulada chegou a ser compartilhada nos stories de um perfil no Instagram que se diz ligado à Força Tática da Polícia Militar do Estado de São Paulo. No Facebook associado à conta, seus criadores se identificam como “equipe de patrulhamento tático ostensivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Atuante também em situações de distúrbios Civis – CDC. (A Página não possui nenhum vínculo direto com a corporação).”