Dois grupos de deputados do Parlamento Europeu enviaram uma foto de apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os eurodeputados dos grupos Verde-ALE e do The Left se reuniram para discutir a importância do processo eleitoral brasileiro como a maior democracia da América Latina e importante parceiro comercial de vários países europeus.
Representantes desses grupos virão ao país para acompanhar o segundo turno das eleições e enviaram uma carta à Comissão Europeia para que esteja atenta à conformidade do processo eleitoral brasileiro, motivo de preocupação do mundo todo.
Na foto estão os deputados do grupo Verde-ALE: Ana Miranda, do Bloco Nacionalista Galego; Jordi Solé e Diana Riba, Esquerra de Catalunya; François Alfonsi, da Córsega; Michelle Rivasi, Claude Truffaut, Benoit Biteau, Claude Careme, Damien, David Cormand do Europe Écologie da França; Tilly Merz, de Luxemburgo; Margrette Auken, do Green Red da Dinamarca; Pierrette Herzberger Fozzana, do Die Grünen da Alemanha; e Sara Mathieu, do Ecolo da Bélgica.
E do grupo The LEFT: Marisa Matías e Joao Gusmao, do Bloco de Esquerda de Portugal; Sandra Pereira e Joao Pimienta, do PCP de Portugal; Malin Bjorn, da Esquerda Verde Nórdica da Suecia; e Kostantinos Arvanitis, do Syriza da Grécia.
Outros deputados enviaram mensagens de apoio ao grupo, mas não puderam se reunir para a foto, como Miguel Urban, Idoya Villanueva e Manu Pineda.
Antes do primeiro turno, um grupo lidera por Iratxe Garcia Perez, presidenta do partido Sociais e Democratas estiveram no Brasil e encontraram o ex-presidente em apoio à sua candidatura.