Líderes africanos apontam industrialização como caminho para África

Compartilhar:

Em encontro realizado na sede das das Nações Unidas, em Nova York, líderes africanos apontaram a industrialização da África como um dos caminhos para implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento ocorreu paralelo à Cúpula de Desenvolvimento Sustentável que acabou nesta segunda-feira. 

“A África tem visto um crescimento econômico notável. O continente se tornou a segunda região que mais cresce no mundo, apesar da desaceleração econômica global. Mas, para ser sustentável e inclusivo, este progresso deve ser acompanhado de transformação estrutural. Para se beneficiar plenamente, a África deve se industrializar”, diz o documento assinado por Nkosazana Dlamini Zuma, presidente da Comissão da União Africana; Maged Abdelaziz, Sub-Secretário-Geral e Assessor Especial para África; Carlos Lopes, Secretário Executivo da Uneca (Comissão das Nações Unidas para a África); e LI Yong, diretor geral da Unido (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial).

O comunicado “Operacionalização da Agenda 2030 para a industrialização da África” destaca que investir na formação e na educação das mulheres e dos jovens é indispensável para alcançar a industrialização sustentável, que responde pelo item 9 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Durante a reunião, os líderes africanos lembraram que muitos países africanos já começaram a formular estratégias nacionais para promover o desenvolvimento industrial sustentável. Eles também convidaram outros líderes para formar uma nova parceria global, em particular com os países mais vulneráveis da África