FAO: Compromisso é erradicar a fome no planeta

Compartilhar:

Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pela ONU nesta semana, 14 estão relacionados às principais missões da organização: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. 

Durante encontro que ocorreu paralelamente à Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, na sede da ONU em Nova York, o diretor Geral da FAO, José Graziano, afirmou que o compromisso do mundo não é apenas reduzir, mas erradicar a fome de maneira sustentável.

Para ele, segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável são essenciais para alcançar todo o conjunto de objetivos em 2030, que dão continuidade aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (2001-2015). Há 15 anos, entre os objetivos traçados, foi definida a redução de 50% da população que passa fome. A meta foi alcançada por grande parte dos países monitorados pela organização. 

Segundo dados da FAO, Angola, Mali, Gabão, Camarões e São Tomé Príncipe, por exemplo, constam na lista de países africanos que atingiram as metas globais de redução da subnutrição e fome nos últimos anos. Países localizados na região da África Ocidental lideram a redução da subnutrição com a retirada de 11 milhões de pessoas da condição de fome. 

De acordo com o relatório Panorama Regional da Insegurança Alimentar em África, lançado no mês de junho, em 25 anos, a África Ocidental reduziu a prevalência de desnutrição de 24,2% para 9,6%.