O Instituto Lula, a ONG Conectas – Direitos Humanos, a Rebrip (Rede Brasileira Pela Integração dos Povos) e a Fundação Friederich Ebert, da Alemanha, têm o prazer de convidá-los para o debate “O banco dos BRICS: possibilidades para a proteção dos Direitos Humanos”. O evento será realizado nesta quinta-feira 12 de novembro, às 15h, na Leques Brasil Hotel Escola (Rua São Joaquim, 216, Liberdade).
O seminário vai debater a criação do novo banco de desenvolvimento dos BRICS, discutindo-se a função política e social que o banco poderia adquirir no âmbito da proteção dos Direitos Humanos nos países em que a instituição se fará presente. Também deverá ser colocado o tema dos investimentos que apoiem a implementação de sistemas de proteção social robustos, para que o banco não se concentre apenas em empréstimos para o desenvolvimento da infraestrutura dos países do Sul.
Do debate, participarão os palestrantes Caio Borges, representante da Conectas, Iderley Colombini Neto, representante da Rebrip e do Ibase, Michelle Ratton Sanchez, professora da FGV Direito e Paulina Garzón, da Iniciativa para Investimentos Sustentáveis China-América Latina da American University (EUA). O Instituto Lula será representado por Marcos Lopes, membro do Conselho África do Instituto e assessor de Cooperação Humanitária da FAO.