Com Haddad, governo federal vai oferecer parcerias para essa etapa vital da Educação
A gente já sabe que o Haddad entende tudo de Educação, afinal, ele foi o melhor ministro que esse país já teve. O Lula não cansa de dizer isso.
E, agora, ele tem uma proposta que vai resolver de vez o problema no Ensino Médio.
Para começar, Haddad vai revogar a Reforma do Ensino Médio feita, sem diálogo algum, pelo governo ilegítimo de Temer e do PSDB.
Mudanças que mexem com a vida de tanta gente devem ser discutidas com a sociedade e com os envolvidos com o tema – como fazia Lula e como Haddad vai fazer!
Nosso candidato propõe um novo currículo para essa etapa da Educação Básica.
E tem mais: para mostrar que essa é mesmo uma prioridade, Haddad vai criar o programa Ensino Médio Federal.
Vai funcionar assim:
Parcerias com os estados e com o Distrito Federal
Os Institutos Federais são referência no Ensino Médio. Isso a gente já sabe.
Então, nas áreas que apresentam altos índices de violência (principalmente contra a juventude negra) e baixo rendimento escolar, o Instituto Federal mais próximo vai acompanhar as escolas da rede estadualpor meio de um convênio.
Massa, né?
O governo federal ainda vai se responsabilizar pela reforma e pela ampliação das escolas. A União também se encarregará de implantar internet de alta velocidade, laboratórios, bibliotecas e equipamentos desportivos e culturais. As escolas ficarão abertas para a comunidade.
Bolsa Permanência
O jovem de baixa renda vai receber bolsa para que possa concluir os estudos com tranquilidade. O objetivo é deixar para trás a atual realidade: 4 em cada 10 jovens não concluem o Ensino Médio. E, na maioria das vezes, porque têm que trabalhar.
Sistema S a serviço do Ensino Médio público e de qualidade
Pouca gente conhece por esse nome o grupo de organizações que começam com a letra S (como Sesi, Sesc, Senai, Senac etc), mas muitos já se beneficiaram dessas instituições mantidas, em grande parte, pelo governo, que têm como missão melhorar a vida da população.
O plano do Haddad é que o Sistema S ajude a resolver a crise do Ensino Médio. A ideia é oferecer essa estrutura já existente a um número maior de alunos, de maneira gratuita, é claro, já que tem muito recurso federal nessas instituições.
Expansão dos Institutos Federais
Lula e Haddad levaram câmpus de Institutos Federais para todo canto do Brasil. A ideia é seguir com essainteriorização da Educação, garantindo acesso e oportunidades às juventudes, sobretudo aos jovens que vivem em regiões mais vulneráveis e com maiores índices de violência.
O que o Haddad quer é que todo jovem brasileiro conclua o Ensino Médio na idade certa e que tenha oportunidade de ingressar no ensino superior.