Com o Sisu, a universidade se tornou um sonho possível

Compartilhar:

O que é o Sisu?

A sigla significa Sistema de Seleção Unificada. É uma plataforma online que permite aos estudantes que estão completando ou já completaram o ensino médio se candidatarem a vagas em universidades. 

Por que o Sisu é importante?

Porque ele criou uma maneira democrática de os estudantes terem acesso às universidades públicas. Eles precisam fazer uma única prova (o Enem) para poder concorrer às vagas, em vez de terem de prestar diversos vestibulares e se deslocar por diversos locais diferentes. O Sisu substitui o vestibular tradicional. Por usar a prova do Enem, que é nacional, permite que todos alunos concorram em igualdade de condições. 

Como o Sisu funciona? Como um estudante se candidata?

Para concorrer às vagas, o estudante precisa ter prestado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sem ter zerado a redação. A nota desta prova vai servir para classificar os candidatos e determinar que fica com as vagas. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas em qualquer ponto do país. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. 

Quantas vezes por ano uma pessoa tem acesso ao Sisu?

Duas vezes: uma no primeiro e outra no segundo semestre. 

A quantas vagas um estudante pode se candidatar?

A, no máximo, duas vagas. 

Quanto custa se inscrever no Sisu? 

Nada. Ele é gratuito. 

Que instituições oferecem vagas no Sisu?

65 instituições de ensino superior: universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. 

Quantas vagas são oferecidas? Quantas pessoas se inscreveram?

Em 2016 serão, no total, 228 mil vagas e 2.712.937 inscritos; no ano passado, foram 200 mil vagas e 2.791.334 inscritos. 

Inscreva-se: http://sisu.mec.gov.br 

Fontes: 

EBC
Terra Educação 
Palácio do Planalto