Já está no ar mais um capítulo do site O Brasil da Mudança. O tema é Combate à Corrupção , que nos governos Lula e Dilma tornou-se, pela primeira vez na história, uma ação permanente do Estado. Ampliou-se a transparência, reforçou-se as instituições de fiscalização e punição dos corruptos e foi respeitada a autonomia do Ministério Público e do Judiciário.
O orçamento da Polícia Federal cresceu de R$ 1,8 bilhão em 2002 para R$ 4,7 bilhões em 2013. Mais de três mil agentes foram incorporadas. Novas e modernas viaturas, helicópteros, embarcações e armas aumentaram a eficiência do órgão, que realizou mais de 2.200 operações especiais em menos de 12 anos.
Lula e Dilma também aposentaram de vez a triste figura do “Engavetador-Geral da República”, usado pela imprensa devido ao arquivamento de muitas denúncias no período entre 1994-2002. Desde 2003, o Procurador-Geral da República é indicado sempre respeitando a votação dos próprios colegas do Ministério Público.
Outras medidas fundamentais foram tomadas, como a criação da Controladoria-Geral da União (CGU), que fiscaliza órgãos públicos federais e milhares de municípios, e do Portal da Transparência, que disponibiliza informações detalhadas sobre todos os gastos do governo federal, além das sanções da Lei Anticorrupção, que pune as empresas corruptoras, e da Lei de Acesso à Informação, ferramenta de controle de gestão acessível a qualquer brasileiro.
Saiba mais em http://brasildamudanca.com.br/combate-corrupcao/