A caravana Lula pelo Brasil chegou ao Piauí, o oitavo estado da viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Nordeste. Nesta sexta-feira (01), na cidade de Marcolândia (PI), Lula visitou o Complexo Eólico Chapada do Piauí e participou do ato “Mais Energia para o Brasil e o Piauí Crescer”, em defesa da energia limpa e do desenvolvimento econômico do estado.
Ao visitar o parque de geração de energia eólica da cidade, Lula falou da importância de gerar energia mais limpa e renovável no Brasil e elogiou a beleza do local. “Olha que beleza esse parque eólico. Quando um camponês ia perceber que esse vento que Deus criou ia dar uma renda pra ele?”, questionou o ex-presidente.
Acompanhado do governador do Piauí, Wellington Dias, além de representantes de movimentos sociais e parlamentares da região, Lula recebeu homenagens como a de Chico Boi, vaqueiro da região, que entregou seu chapéu de couro usado como agradecimento ao ex-presidente Lula.
Para ver as fotos do evento em alta resolução, visite o Flickr do Instituto Lula.
Durante o ato, Lula criticou a parcialidade da grande mídia que, ao contrário da imprensa internacional, não divulga sua caravana pelo Nordeste. “Eu sei que tem jornalista de grande revista, grande jornal, que veio de São Paulo e não deu ainda notícia nenhuma. Notícias da caravana saem no mundo todo, menos na nossa grande imprensa, que manda gente pra cá pra tentar falar que tem pouca gente em ato”, comentou.
Energia limpa
Dos 10 parques eólicos mais eficientes do Brasil, 9 ficam no Piauí, onde as condições de sol e vento são consideradas ideais. Os governos de Lula e Dilma estimularam como nunca o crescimento e a consolidação da produção de energias limpas e renováveis no Brasil. De 2006 a 2013, a energia gerada pelo vento cresceu impressionantes 829% no país. A média anual do Brasil para investimentos em parques eólicos, que vinha sendo da ordem de R$ 10 bilhões, saltou para R$ 23 bilhões em 2014.
Veja como foi o ato em Marcolândia: