O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta sexta-feira (16) o livro A Verdade Vencerá, em que relata suas perspectivas sobre o processo que o tem colocado como alvo de uma das maiores perseguições políticas da História do Brasil. Publicado pela editora Boitempo, o livro narra detalhes compartilhados pelo ex-presidente desde o processo que levou à derrubada da presidente eleita Dilma Rousseff até sua guerra jurídica atual.
“Por que um cara que foi condenado a 12 anos de prisão continua animado? Continua querendo ser candidato? Porque eu tenho a consciência de que sou inocente. E de que eles mentiram. O que está nesse livro é exatamente a minha verdade”, disse Lula, a uma plateia lotada no auditório do Sindicato dos Químicos, em São Paulo. “Se eles ousarem mandar me prender estarão cometendo uma barbárie jurídica. E me tornarei preso político”, declarou.
Lula ressaltou que a guerra jurídica movida contra ele tem como alvo atacar e reduzir o legado do governo petista. “O grande crime que cometi foi o de provar que era possível subir um degrau em direção à casa grande”, afirmou.
Um dos responsáveis pelas entrevistas que deram origem à publicação, o jornalista Juca Kfouri ressaltou que o conteúdo do livro traz um transparente relato da inocência de Lula. “A verdade do presidente Lula está aqui. E aqueles que participaram do processo de entrevistas ficaram convencidos de que não é só a verdade de Lula. É a de todos nós”, afirmou o jornalista.
Presente no evento, o economista Luiz Gonzaga Belluzzo afirmou que “a humanidade do Lula está expressa neste livro quando ele diz: ‘não fui eleito para virar o que eles são, eu fui eleito para ser quem eu sou. Tenho orgulho de ter sabido viver do outro lado sem esquecer quem eu era.'”
Para comprar A Verdade Vencerá: o povo sabe por que me condenam, acesse o site da Boitempo.