Lula defende investimento em tecnologia para o Brasil voltar a crescer

Compartilhar:

Em visita ao Senai Cimatec no fim da manhã desta sexta-feira, em Salvador (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu investimento em tecnologia como alternativa para desenvolvimento da indústria e crescimento do país. Acompanhado do governador Rui Costa, Lula conheceu as instalações do centro, referência de tecnologia aplicada à indústria e à saúde, e se impressionou com a qualidade das pesquisas e do trabalho desenvolvido na instituição.

“Aqui vocês dão a demonstração de que não tem problema sem solução, de que basta querer, basta acreditar, basta investir o que for necessário para que a gente dê um salto de qualidade e capacidade industrial no Brasil. Todo mundo se queixa de que a indústria já foi 30% do PIB nacional e hoje é só 11%, mas pouca gente apresenta uma solução de como voltar a ser 30%. Eu acho que aqui é um modelo para isso. A gente vai ter que acreditar muito nesse investimento em ciência e tecnologia, em pesquisa”, declarou.

O ex-presidente defendeu a aproximação entre universidade e indústria, para que a inteligência produzida na academia seja utilizada, e afirmou que o Cimatec é exemplo que deve ser conhecido e seguido por outros governadores e pelos ministros de Ciência e Tecnologia e da Economia.

“Isso aqui, na minha opinião, é como se fosse o respirador para enfrentar a Covid.  Um respirador para quem acredita que esse país pode ser diferente, que esse país tem jeito, que pode voltar a crescer e ser competitivo”.

Com a visita de hoje, a convite do governador da Bahia, Lula encerra agenda de 13 dias pelo Nordeste. Desde 15 de agosto, o ex-presidente passou por seis Estados – Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia – para encontros com lideranças políticas e movimentos sociais para discutir o futuro do Nordeste e do Brasil, considerando o contexto de crise econômica e sanitária e ameaça à democracia.