Lula contra o agro? É fake!

Fake news com falsos ataques de Lula ao agro acabam de surgir. Mentira braba. Lula foi generoso com o setor, que bateu recordes em seu governo.

Compartilhar:

A gente sabe que fake news sempre aparecem para tentar tirar a atenção de algum assunto que incomoda o bolsonarismo. Nos últimos dias, surgiu a mentira de que Lula teria dito que o agro precisa ser “eliminado”. Balela. A gestão Lula sempre foi parceira da produção agrícola nacional e exportadora. Recordes de safra e recordes de empréstimos marcaram o período dos governos do PT. A verdade é que isso não mudou. Na prática, Lula segue parceiro de quem produz comida e riqueza para o país. Sua luta é contra a fome.

Nos governos do PT, o agronegócio recebeu empréstimos especiais (que subiram de R$ 20 bi autorizados na safra 2002/2003 para R$ 187,7 bi em 2015/2016), além de apoio ao desenvolvimento tecnológico e abertura de mercados. O resultado foram safras recordes e o Brasil assumindo um importante papel como produtor e exportador de alimentos no mundo. Somando-se tudo isso à redução de juros e ao seguro rural, Lula e Dilma provaram que não há porque a produção rural do país seguir um único modelo, e que a agricultura familiar e o agronegócio podem e devem se complementar.

Lula é a favor tanto do agro quanto da agricultura familiar

O que Lula quer combater é a fome! Lula sabe que não basta produzir commodities para o mercado exportador. Além de exportar, é preciso alimentar o povo. A agricultura familiar tem papel direto na luta contra a fome. No dia a dia, são os pequenos e médios produtores que colocam 75% da comida no prato do brasileiro. 

O que o bolsonarismo não entende (e por isso mente tanto) é que é possível atender tanto os interesses do agro quanto os da agricultura familiar. País rico é país sem fome.   

A mentira contra o agro é uma fake news do estilo teleguiada, ou seja, feita sob medida para levar medo a um setor específico da sociedade.  

O bolsonarismo já fez isso antes, espalhando mentiras para os trabalhadores de aplicativos, dizendo que iria acabar com empresas como o Uber. Daquela vez, a fake veio após Lula reafirmar, no Primeiro de Maio, seu compromisso com a retomada de direitos trabalhistas e a regulamentação do setor. O que o bolsonarismo fez? Saiu espalhando que ele ia acabar com os aplicativos.

O setor dos evangélicos é outra vítima constante das fake news teleguiadas. Dia sim, outro também, o pai da mentira diz que Lula vai fechar igrejas ou interferir na fé alheia. Tanto não é verdade que foi Lula quem sancionou a lei da liberdade religiosa. O compromisso dele é com a vida, com o emprego, com a educação e com e a fé de todos os brasileiros.

Por fim, a gente se pergunta: será apenas coincidência essa fake teleguiada para o agronegócio justamente quando Lula e Alckmin têm encontros promissores com representantes do setor?

O post Lula contra o agro? É fake! apareceu primeiro em Verdade na Rede.