“A gente vai garantir que todo mundo tenha direito a um lar”, diz Lula

Ex-presidente diz que o programa Minha Casa, Minha Vida voltará com subsídio para que a população tenha direito à moradia com dignidade

Compartilhar:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso de retomar o programa Minha Casa, Minha Vida, com subsídio para atender a população que não pode pagar por um financiamento imobiliário. O objetivo é garantir ao povo o direito a um lar, à moradia, conforme determina a Constituição.

“A gente vai garantir que todo mundo tenha direito a um lar, que todo mundo tenha direito a ter um telhadozinho para não pegar nem o sol e nem a chuva. Isso é obrigação do Estado. Nós já fizemos uma vez”, disse, lembrando que o Minha Casa, Minha Vida foi o programa habitacional mais importante da história do Brasil, com mais de 4 milhões de casas contratadas. “Vamos voltar a investir massivamente”, enfatizou na manhã de hoje (10/10), em entrevista à rádio Tupi.

Novas modalidades

No programa de governo do ex-presidente Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin, a construção civil tem papel estratégico para a retomada do emprego. E a retomada do Minha Casa, Minha Vida é fundamental, com a manutenção de faixas para atender aqueles que ganham até 2 salários mínimos e correspondem a 78% do déficit habitacional no Brasil (que é de 5,8 milhões de moradias).

Novas modalidades estão previstas no programa habitacional, como lotes urbanizados, aluguel social, e condições para estimular a construção ou reabilitação de prédios ociosos em centros urbanos. Essa medida será uma das prioridades e irá gerar emprego e renda para milhões de pessoas, que trabalharão nas obras, e residência digna para os mais necessitados.

Entre 2009, quando o Minha Casa, Minha Vida foi lançado, até maio de 2016, quando Dilma Rousseff sofreu o golpe, foram contratadas 4,2 milhões de moradias e entregues 2,7 milhões, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas em 96% dos municípios brasileiros.

Investimentos

Na entrevista ao programa Show do Antônio Carlos, Lula também destacou que, além de moradia, o Rio de Janeiro terá mais investimentos em educação e na recuperação das indústrias naval e de óleo e gás. “Vamos voltar a construir sondas e plataformas da Petrobras com componentes nacionais para gerar emprego para o povo brasileiro”, afirmou.

O ex-presidente lembrou que, no período em que esteve no governo, foram investidos R$ 540 bilhões em infraestrutura no Rio de Janeiro. Desse total, R$ 27 bilhões só no Minha Casa, Minha Vida. “Tudo isso acabou. Então, nós vamos voltar a investir para que o povo do Rio de Janeiro tenha tranquilidade e possa trabalhar e viver com felicidade e muito respeito”.