No primeiro debate da série Diálogos pelo Brasil, parte da elaboração do programa Vamos Juntos Pelo Brasil, o presidente da Fundação Perseu Abramo Aloizio Mercadante recebeu a professora da USP Marilena Chauí para uma conversa transmitida pela internet, na noite desta segunda-feira, 27. O tema era “Reconstrução da Democracia”.
Na abertura, a filósofa falou sobre as definições de democracia, sociedades democráticas, as diferenças entre carências, direitos e privilégios e como tudo isso se aplica à sociedade brasileira. “Aquilo que define a democracia é a ideia e a prática da criação de direitos”, explicou.
Para ela, é necessário que o Brasil volte ao caminho de se tornar uma democracia social, que é o único regime que é baseado na ampliação de direitos para toda a sociedade. Isso seria conquistado por meio de uma profunda união dentro do campo progressista e uma reorganização dos trabalhadores, para retirar o país da destruição institucional e violência em que se encontra.
“Como se resgata a sociedade democrática, como se enfrenta essa lógica, como recuperar a democracia e a participação popular? O capitalismo neoliberal é hoje baseado no desemprego estrutural e a uberização é usada para encobrir esse fato. A reorganização precisa começar pelo trabalho, repensar o mundo sindical e ter a percepção que há direitos que precisam ser reconquistados”, declarou.
Os Diálogos Pelo Brasil, que servirão para a construção do plano Juntos Pelo Brasil juntamente com a participação popular, continuam na próxima quarta-feira, 29, falando sobre o futuro do petróleo no país, e na próxima sexta-feira, 1º de julho, sobre a Amazônia e a preservação ambiental. Ambos serão exibidos pela internet.