Até o dólar ia melhor no governo Lula, e isso impacta do preço da gasolina à comida

Dólar bateu a maior alta diária desde 22 de abril! Não é à toa que, de janeiro a setembro, os preços dos alimentos subiram 9,54%, a maior alta desde o início do Plano Real

Compartilhar:

Desde que o aliado do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado Roberto Jefferson atacou policiais federais com tiros e granadas ao resistir à prisão, o dólar disparou no mercado doméstico. O volume de tensões políticas domésticas levou o real à maior desvalorização entre as moedas mais relevantes do mercado global. Isso, somado à péssima condução da economia por Paulo Guedes, dão um belo retrato de como o país tem sido visto e avaliado com o atual governo. A verdade é que até o dólar ia melhor com Lula!

dólar melhor com Lula

Há fatores que influenciam nesse cenário, como a inflação dos Estados Unidos, mas ele é agravado pela completa falta de tato estratégia e noção na condução da economia por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. E por que isso importa? Por que o valor do dólar influencia diretamente o preço dos combustíveis, já que com Bolsonaro o preço da gasolina é vinculado ao dólar, apesar de o Brasil ser autossuficiente em petróleo. Sabe o que isso quer dizer? Que pagamos preço de dólar na gasolina produzida em solo brasileiro. Com Bolsonaro, o combustível aumentou para o valor mais alto da história. O litro de gasolina chegou a custar R$ 8,90 em algumas regiões do país. E os alimentos continuam caros.

De janeiro a setembro os preços dos alimentos subiram 9,54%, a maior alta desde o início do Plano Real para o período. Sabe quando ele era menor? Isso mesmo, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula é um estadista global, e durante seus governos as metas de inflação foram mantidas. Lula construiu e manteve o prestígio internacional do Brasil com base em um sólido tripé: credibilidade, estabilidade e previsibilidade.

Em 2008. a moeda atingiu o menor valor desde janeiro de 1999. Isso é só uma prova do currículo e da experiência de Lula para cuidar da economia. Durante os governos Lula, a média de crescimento do PIB brasileiro foi de 4% ao ano. E, quanto mais o PIB cresce, mais a economia do país está aquecida. Isto quer dizer que empregos estão sendo criados e as pessoas estão consumindo.

Lula sabe que o nosso país mais precisa nesse momento é de desenvolvimento econômico. É urgente deixar no passado a vida de fome e miséria, os tempos em que o salário não chega até o final do mês e que as pessoas colocam a vida em risco para cozinhar por conta do preço do gás de cozinha.

É inaceitável que nossos filhos tenham só biscoito e suco para comer na escola, e que em casa a gente tenha que dar comida de qualidade pior, isso quando tem, para aplacar a fome da família. É por isso que o que Lula vai fazer pela economia é trazer projetos que já foram testados e se mostraram um sucesso e vai tirar o Brasil desse sufoco.