Baixe os cinco eixos temáticos do Plano Lula de Governo 2018

Compartilhar:

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou por unanimidade, nesta sexta-feira (20), os cinco eixos temáticos e as ideias-força do “PlanoLula de Governo 2018 – Brasil Feliz de Novo”, na sede do partido em São Paulo.

Foram apresentadas cinco diretrizes que vão nortear a estruturação do programa de governo que será registrado no dia 15 de agosto em Brasília junto com a candidatura de Lula. “Dia 29 nós fechamos o texto e se tiver alguma pendência volta na convenção do partido”, informa Fernando Haddad, coordenador do programa de governo.

Os eixos centrais são sustentados pela experiência e legado dos dois governos de Lula – defesa da democracia, garantia de direitos, inserção do povo no Orçamento da União – porém, nesse novo momento, apresentam avanços nas propostas.

O plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República em 2018 é um exemplo de novas iniciativas na política, com transparência e participação popular. Ainda em 2017 foi lançada a plataforma “O Brasil que o Povo Quer”, recebendo propostas e gerando discussão com pessoas de todo o Brasil por meio de uma plataforma digital.

Em 2018, sob a coordenação-geral de Fernando Haddad, o plano tem sido desenvolvido em debates com especialistas representantes de diversos segmentos da sociedade civil. Também participam da elaboração Sergio Gabrielli (coordenador-geral-executivo), os ex-ministros Ricardo Berzoini (coordenador de finanças), Luiz Dulci e Gilberto Carvalho, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, além de Renato Simões e Márcio Pochmann, da Fundação Perseu Abramo. Assim como solicitou o próprio ex-presidente Lula, o plano deve ser “ousado”, representando os verdadeiros anseios da população.

Para a presidente do PT, Gleisi Hoffman, o programa de governo apresentado nesta sexta (20), é o mais avançado que o partido fez desde 1989. “Ele (o programa) é um reflexo do processo de elaboração de propostas para o Brasil. Governamos o país, vimos o que é possível e o que não é. Esse programa complementa e avança tudo que fizemos até agora”, avalia.]

Baixe aqui as diretrizes.