Com o aquecimento da economia e diminuição das desigualdades sociais, o “Brasil vive um momento ímpar na sua história”, declarou na noite desta segunda-feira (25) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao receber o Prêmio Personalidade Vida Imobiliária, em São Paulo.
A homenagem, prestada pela revista Vida Imobiliária, é um reconhecimento da contribuição do ex-presidente ao crescimento do setor, graças à expansão do crédito, à oferta de emprego e à criação do programa Minha Casa, Minha Vida.
“A construção civil vive o seu melhor momento nos seus últimos 25 anos”, disse Lula. Segundo o ex-presidente, o bom momento do setor se deve a medidas tomadas pelo governo após o diálogo com as construtoras e instituições financeiras.
“Até março de 2003, todo o crédito disponibilizado neste país era de apenas 384 bilhões de reais. Hoje nós temos 1 trilhão e 800 bilhões de reais de crédito disponibilizado, mas ainda é pouco”, afirmou. De acordo com Lula, o aumento do crédito só foi possível com a diminuição da burocracia. “As exigências chegavam a tal ponto que você só financiava quem não precisava de financiamento”.