Uma multidão se reuniu na manhã desta sexta-feira (07/10), no ponto zero de Guarulhos (SP), para caminhar com Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad pelo calçadão Dom Pedro II, em mais um ato de campanha.
Na ocasião, o ex-presidente recordou os avanços que os governos dele e de Dilma Rousseff trouxeram para o município, como a construção do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a criação de 126 mil postos de trabalho, a contratação de 28,6 mil moradias pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’ e as mais de 45 famílias atendias pelo Bolsa Família.
Lula também disse que uma dobradinha com Haddad, que disputa o segundo turno pelo governo de São Paulo, representará avanços inéditos para a população paulista.
“Eu gostaria que o povo se lembrasse que, quando chegamos à Presidência, Guarulhos não tinha universidade federal, São Bernardo, Santo André, Diadema, Sorocaba, e nós trouxemos universidade para todas essas regiões porque, para nós, o povo trabalhador tem que ter o direito de estudar e aprender uma profissão para cuidar da sua família com dignidade”, declarou.
Próximo do caminhão de som, Rogério Beneton, 27 anos, comercializa botons personalizados em alusão ao Partido dos Trabalhadores e suas lideranças. Questionado se as estampas escolhidas para dia têm relação com a ocasião, ele responde que tem lado e que seu trabalho também é ideológico, por um país mais justo.
“Foi muito emocionante a caminhada nessa sexta de sol em Guarulhos. Lula pôde falar com os comerciantes, com a população, apresentou seu plano de governo e seus projetos. Estamos diante de uma encruzilhada e em 22 dias a população vai escolher ou a barbárie e o ódio, ou a esperança, a democracia e o amor, que é candidatura do Lula”, comentou.
Depois que Lula terminou de discursar, a plateia aos poucos foi se dispersando. No cruzamento da Dom Pedro com a Felício Marcondes, no churrasco grego do Serginho, todos são Lula. Um dos clientes lamenta que faltou pouco para a vitória ter vindo já no primeiro turno, enquanto outro diz que é só questão de tempo, que a eleição já está resolvida. Um terceiro emenda que a militância não deve entrar em clima de festa antes da hora, no que uma senhora responde: “Nós vamos é dar uma ‘lapada’ nesse Bolsonaro. Ele falou que nordestino come capim? Agora ele vai ver o Nordeste inteirinho na urna”, diz.
Ela se chama Maria da Paz, conta que é de Ilhéus (BA) e que lá “toda a família vai votar 13”. Pergunto então quantas são. “É a família todinha, homem, você não tá entendendo. Eu não consegui votar no primeiro turno porque tive que trabalhar, mas agora eu já comprei minha passagem e vou pra lá só pra votar no Lula”.
A viagem de ônibus de Guarulhos até Ilhéus irá demorar dois dias. Maria explica que sairá na quinta à noite. Se tudo der certo, chegará no sábado, votará em Lula pela manhã, e no final do dia retorna para São Paulo. “É Lula 13 se Deus quiser. O povo Nordestino vai dar essa vitória pra ele”.
Mais adiante, em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição, o pastor Edmar Bispo, 44 anos, caminha rumo à escola onde é professor de história, carregando uma bandeira estampada com o número 13. Ele diz estar torcendo pela vitória de Lula em defesa da democracia.
“A caminhada foi muito importante para trazer umas verdades pro povo, que ainda está acreditando em algumas fake News, então ouvir e ver o Lula no meio da sociedade é importante. É o contato, o olho no olho, o cumprimentar, é o saber, e isso desperta algo empolgante dentro da gente”, completou.
Lula e Alckmin seguem em campanha pelo Brasil. Nas próximas agendas, caminhadas marcadas para Campinas (SP), no sábado, às 10h, e em Belo Horizonte (MG), no domingo, às 11h.
O Zap do Lula trás informações quentes e segmentadas para você poder ficar por dentro…
Valorizar essa categoria é um dos planos do governo do Presidente Lula. Entregadores merecem e…
Confira a lista de grupos regionais do Time Lula Brasil aqui! Participe e faça parte…
Trabalho feito por militantes e ativistas voluntários busca organizar a comunicação no WhatsApp
Faça parte do Zap Time Lula Mulheres! Grupos especiais em defesa da democracia construídos por…
8 de março, um dia que simboliza todas as mulheres e suas lutas, que são…