06 de outubro de 2018

Neste sábado (6/10), dia do aniversário de Lula, uma caminhada em São Bernardo do Campo (SP) fez uma homenagem ao presidente que mais fez pelo povo brasileiro. Com a presença do candidato ao governo paulista, Luiz Marinho, milhares de pessoas cantaram parabéns ao ex-torneiro mecânico que, há 40 anos, teve a coragem de enfrentar a ditadura militar ao comandar  uma greve dos metalúrgicos pelos direitos dos trabalhadores. Uma greve que começou na cidade do ABC paulista e se espalhou pelo Brasil todo.

A passeata, que começou em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC,  percorreu as ruas da cidade e foi até a Igreja Matriz, um dos símbolos da resistência da luta dos trabalhadores  em 1979. Na época, o bispo dom Cláudio Hummes, sensível à luta dos sindicalistas, abriu as portas da igreja para reunião dos grevistas, quando o governo determinou intervenção federal nos sindicatos de metalúrgicos do ABC. 

Foi um dia de festa para celebrar Lula e reforçar o voto no número 13: de Fernando Haddad, presidente e de Luiz Marinho governador.