A Coligação Brasil da Esperança, que representa a chapa Lula e Alckmin, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) representação contra o presidente Jair Bolsonaro e sua campanha por nova disseminação de fake news com o objetivo de ganhar votos.
Desta vez, foi divulgado por WhatsApp um vídeo, com diversos símbolos visuais da campanha de Bolsonaro, dizendo que o voto no candidato substituiria a necessidade de deslocamento para a realização da prova de vida da Previdência Social. Assim, o voto em Bolsonaro seria suficiente para conceder, automaticamente, os benefícios do INSS.
A Coligação Brasil da Esperança aponta na representação que a própria Justiça Eleitoral já verificou a propaganda e afirmou que “é mentira que eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS”.
A coligação pede que Bolsonaro e sua campanha se abstenham de veicular, produzir, reproduzir ou compartilhar a propaganda eleitoral em questão, ou outras que contenham teor semelhante, e que adotem providências imediatas para a interrupção do compartilhamento da desinformação.
A representação requer ainda notificação da plataforma WhatsApp para que adote as providências necessárias para impedir a circulação da fake news.
Aragão e Ferraro Advogados
Zanin Martins Advogados