Caravana Lula Por Minas Gerais chega no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas

Compartilhar:

A caravana Lula Por Minas Gerais desembarca nesta quarta-feira (25) no Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, onde fica até sábado (28) quando vai participar de atos e encontros com movimentos sociais e lideranças em Itaobim, Itinga, Araçuaí, Salinas, Montes Claros, Bocaíuva e Diamantina.

O projeto Lula pelo Brasil é promovido pelo Partido dos Trabalhadores e pela Fundação Perseu Abramo e tem o objetivo de fazer uma escuta da população, quando Lula volta para a estrada para ver de perto as mudanças promovidas por seus governos e também o resultado dos retrocessos nos programas sociais promovidos pelo governo golpista.

A caravana é uma iniciativa do PT em parceria com a Fundação Perseu Abramo, que lançou a Plataforma “O Brasil que o povo quer”, com o objetivo de elaborar uma estratégia para o futuro do país.

Nas duas regiões visitadas pelo ex-presidente Lula, que percorrerá quase 1.500 quilômetros de ônibus, ele poderá revisitar as mudanças promovidas por suas políticas e programas sociais que ajudaram a mudar a história do país.

Em Itinga, Lula visitará, anos depois, a ponte inaugurada por ele e que mudou a vida dos moradores. Inaugurada por Lula em 2004, a Ponte de Itinga unificou a cidade que fica no interior de Minas Gerais. Antes, com a Caravana da Cidadania, realizada na década de 90, o ex-presidente viu a vontade e as necessidades que os moradores tinham para mudar a realidade e atravessar o rio.

Em Araçuaí, a caravana Lula Por Minas Gerais vai realizar na quarta-feira (25) um ato cultural do Médio Jequitinhonha, região riquíssima culturalmente e que inspirou, junto ao Norte de Minas, o ex-presidente a criar pilares das políticas sociais criadas por ele, quando, ao assumir a Presidência da República, levou seus então ministros a conhecer a realidade do país sob a ótima dessa região.

Governo Lula em números

Em Araçuaí, 17 mil pessoas foram beneficiadas pelo Bolsa Família. Mas o que também fez a diferença no munícipio, conhecido pela seca, foi a instalação de 1.159 cisternas de água para consumo e 308 para produção. Além disso, Lula democratizou o ensino superior levando para Almenara um campus do Instituto Federal do Norte de Minas, que receberá a visita do ex-presidente na quinta-feira (26).

Em Salinas, município também visitado no dia 26, o Bolsa Família mudou a vida de 3.429 famílias, alcançando 13.7 mil pessoas durante seu governo. O Luz Para Todos, programa que mudou a vida de milhares de mineiros, beneficiou 1.240 famílias desse município.

Já em Montes Claros, o Bolsa Família atendeu mais de 89 mil pessoas, o programa é carro chefe dos governos de Lula, quando, pela primeira vez, o Brasil saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas. O município sempre contou com uma atenção especial do ex-presidente, que recebeu 17 mil moradias do Minha Casa Minha Vida.

Na área de agricultura familiar, o Programa Nacional de Abastecimento Familiar (Pronaf) contou com 1.254 contrato em só em Bocaíuva somando recursos da ordem de quase 12 milhões em um ano.

Já no sábado (28), a caravana desembarca em Diamantina onde o ex-presidente poderá ver de perto as mudanças promovidas em seu governo e que elevaram de 2.088 para 8.252, entre 2003 e 2014 as matriculas no ensino superior. Como sempre foi reafirmado pelo ex-presidente, e provado nos investimentos feitos pelos seus governos, a educação, sendo ela infantil ou superior foi priorizada como a principal maneira de mudar a realidade dos brasileiros.

Serviço

Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Itaobim: 13h00 – Parada no trevo de Itaobim

Local: Transversal da BR116 na entrada da cidade

Itinga: 15h00 – Parada na Ponte de Itinga

Local: Praça em frente à Ponte que cruza o Jequitinhonha

Araçuaí: 18h00 – Ato cultural do Médio Jquitinhonha

Local: Praça do Mercado
 

Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

08h30 – Visita ao Campus de Araçuaí do IFNMG

Local: BR 367, km 278, s/n – Zona Rural

Salinas: 13h00 – Visita ao Campus de Salinas do IFNMG

Local: Rodovia MG-404, Km 02, s/n – Zona Rural

15h00 – Visita ao Centro de Salinas

Local: Praça do Banco do Brasil

Sexta-feira, 27 de outubro de 2017

16h00 – Visita a complexo industrial

18h00 – Ato público em defesa do desenvolvimento regional

Local: Praça da Catedral
 

Sábado, 28 de outubro de 2017

09h00 – Visita a projeto de irrigação por gotejamento da ASPROPEM

Local: BR135

Bocaiuva: 12h00 – Ato em defesa da Agricultura Familiar

Local: Praça do Mercado Municipal

Diamantina: 18h30 – Ato cultural do Alto Jequitinhonha

Local: Praça da Rodoviária