Após mais de cinco mil quilômetros percorridos no Nordeste em agosto e setembro, a caravana #LulaPeloBrasil iniciou sua etapa por Minas Gerais. Ipatinga, no Vale do Aço, foi escolhida como ponto de partida da caravana que percorrerá por boa parte do interior mineiro.
Por volta das 17h30 o avião vindo de São Paulo trazendo Lula e a presidenta eleita Dilma Rousseff pousou em Ipatinga, onde os termômetros marcavam 32°C. Além da temperatura quente da jovem cidade mineira, o calor do público estava aceso esperando para lançar a nova etapa da caravana por Minas Gerais. Balões vermelhos cobriram o céu quando Lula subiu ao palco na Praça dos Três Poderes, diante de mais de quatro mil pessoas.
Ipatinga, símbolo de luta e resistência, está vivendo um momento de crise e desemprego, sendo um retrato fiel do que acontece em várias partes do Estado e do país. Por isso, Lula começou a caravana ao lado da presidenta Dilma e do governador do estado Fernando Pimentel levando uma mensagem de otimismo aos trabalhadores que se lembram das conquistas de um passado recente: É possível fazer o país avançar de novo, com soberania.