Coligação Brasil da Esperança entra com ação que reúne diversas fake news postadas por Carla Zambelli

Objetivo das postagens inverídicas é tentar prejudicar o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva

Compartilhar:

Coligação Brasil da Esperança entre com representação contra fake news postadas por Carla Zambelli

A Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin, entrou neste sábado (29/10) junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação contra a deputada federal Carla Zambelli, que reúne uma série de fake news disseminadas pela parlamentar às vésperas da eleição. O objetivo das postagens inverídicas é tentar prejudicar o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva. A Coligação pede a remoção de todo o material desinformativo, além da aplicação de uma multa de R$ 25 mil.

Ao todo, a ação aponta seis fake news postadas por Zambelli nas redes sociais nos últimos dias:

  1. Suposto Plano de Governo de Lula – Zambelli mostra um vídeo em que há, inicialmente, uma violenta cena de atropelamento. Em seguida, começa a ler pequenos fragmentos de um texto que, supostamente, seria do Partido dos Trabalhadores, listando o “fim da guerra às drogas, desmilitarização da polícia e o desencarceramento de milhares de presos provisórios”.
  2. Lula seria a favor do aborto – A deputada ainda compartilhou dois tuítes com a desinformação de que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva seria a favor do aborto, o que já foi inclusive desmentido pelo TSE.
  3. Celso Daniel e PCC – A deputada compartilhou recentemente um vídeo no qual afirma que o candidato Lula e o PT teriam ligação com o PCC e o assassinato do ex-prefeito Celso Daniel – ambas as alegações já foram comprovadas como mentiras.
  4. Fim dos aplicativos – Zambelli também publicou em sua rede social que os projetos de governo do candidato Lula, em relação aos trabalhadores de aplicativo, implicariam no fechamento deste tipo de comércio. Na verdade, Lula apenas apontou a ausência de direitos trabalhistas neste segmento.
  5. Carro do TRE/RJ com adesivo do Presidente Lula – A deputada propagou a fake news de que um carro de propriedade do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro haveria circulado com adesivos da campanha da coligação de Lula. Agências de checagem já comprovaram que se trata de notícia falsa.
  6. Manipulação dos números do Podcast Flow – Zambelli se utilizou de uma declaração descontextualizada do apresentador do Flow Podcast, que recebeu o ex-presidente Lula na última semana, para afirmar que os números da live foram adulterados para supostamente enganar a população quanto à popularidade do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.

“Carla Zambelli é uma conhecida disseminadora de desinformação em suas redes sociais. Apenas durante o período eleitoral de 2022, foi alvo de quase duas dezenas de representações por fake news e/ou ofensas à honra do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Dessas ações, foram diversas liminares deferidas no sentido de determinar a remoção de postagens em suas redes sociais em razão de propagação de notícias falsas ou por críticas que extrapolam o pacto civilizatório”, afirmam os advogados Marcelo Schmidt e Cristiano Zanin Martins, na ação.

A Coligação Brasil da Esperança, que tem como candidato o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é formada pelos partidos PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE, PSB, Solidariedade, Avante, Agir e Pros.

Aragão e Ferraro Advogados Zanin Martins Advogados