04 de outubro de 2018

Mais uma mentira está sendo espalhada pelo WhatsApp e pelas redes sociais. É falso um suposto vídeo no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelaria a “verdadeira ideologia” do Partido dos Trabalhadores. As imagens são grosseiramente editadas para dar uma impressão absolutamente contrária aos princípios defendidos pelo PT.

O vídeo original é a transmissão de um evento que aconteceu em São Paulo, no dia 22 de setembro de 2017. O evento era parte da campanha de filiação realizada pelo partido no segundo semestre daquele ano, em diversos pontos do país. Neste dia, Lula disse: “Eu penso que as pessoas devem se filiar ao PT. Primeiro porque o PT precisa convencer as pessoas de que não existe saída, para o Brasil e para qualquer país do mundo, fora da política. Ou seja, o PT tem que ser o partido que enfrenta essa discussão contra a negação da política. Fora da política, nós teremos fascismo, nazismo, qualquer outra coisa, menos democracia”.

As “máquinas de fake news“, que difundem mentiras camufladas de notícias e vídeos que buscam criar realidades paralelas, atingem todos nós, sem exceção. Não propague mentiras e nos ajude a impedir que isso aconteça.

Veja aqui o vídeo real com a íntegra das falas de Lula:

Viu alguma fake news? Mande mensagem para o nosso WhatsApp Anti-Fake News: (11) 974 028 726.

 

 

 

 

 

CONHEÇA ABAIXO SITES EM QUE VOCÊ PODE VERIFICAR AS INFORMAÇÕES E COMBATER AS FAKE NEWS:

https://www.boatos.org

https://projetocomprova.com.br

https://g1.globo.com/fato-ou-fake

https://piaui.folha.uol.com.br/lupa

https://apublica.org/checagem

https://aosfatos.org