Comitês Populares organizam caravanas que sairão de todo Brasil para a posse de Lula 

Caravanas dos Comitês Populares e de ativistas sairão de todos os estados brasileiros e os militantes têm usado a criatividade para conseguir os recursos necessários

Compartilhar:

Chegou o tão esperado momento de celebrar com muita alegria e amor a vitória da democracia. A posse do presidente Lula será uma imensa festa popular com shows, exposições e presenças internacionais. E para não ficar de fora dessa, os Comitês Populares e todos os que apoiam o presidente Lula não estão economizando esforços para organizar sua ida a Brasília. E na hora de levantar recursos para a viagem, entra em ação a garra e a criatividade da nossa militância. 

Em São Paulo, o membro da coordenação dos Comitês Populares do estado falou sobre a organização das caravanas para que não fique ninguém de fora e do significado para o povo brasileiro do presidente Lula subir a rampa do Planalto. “Não faltam esforços dos Comitês aqui do estado de São Paulo e a gente vê que isso se irradia pelo Brasil todo, de quem organiza o seu Comitê estar presente no dia da posse. O Lula subir a rampa, simboliza que todos nós estamos subindo a rampa junto com ele. É o momento que a gente vai estar festejando e comemorando juntas e juntos a construção de um novo Brasil”, disse Severino Pereira da Costa Filho, o Cabelo.  

Pra ninguém ficar de fora!

Também em São Paulo, Comitês do estado organizam uma vaquinha online para arrecadação de dinheiro para a viagem para Brasília. “Com apenas R$ 10,00 você pode ajudar centenas de pessoas a chegarem nessa grande festa popular!”, diz o card promocional da campanha.

No Espírito Santo, a organização das caravanas também está a todo vapor. “Acabadas as eleições, cada Comitê da Grande Vitória organizou um ônibus seguindo as demandas. Primeiro apareceram pessoas na Serra, depois em Vila Velha e em Cariacica”, conta Fernanda Tardin, uma das coordenadoras do Comitê Popular Estadual de Luta. E quem não puder pagar não ficará de fora. “Vamos visitar sindicatos e pedir colaboração para alugarmos mais um ônibus para que todos possam ir, inclusive quem não pode pagar.” 

Apoio e segurança para os militantes 

O ex-ministro Gilberto Carvalho também explica que estão sendo disponibilizados espaços como o Parque da Cidade, a Granja do Torto, a rede de escolas públicas do DF para acomodar as delegações. O estádio Mané Garrincha será utilizado para abrigar o pessoal do campo. Em cada um desses lugares haverá serviço de saúde, banheiros e chuveiros. 

Em Brasília, um grupo de voluntários integrado ao Grupo de Trabalho do PT-DF está encarregado pelo acolhimento dos militantes que virão de outros estados para a posse. 

“A proposta de reunir um grupo de voluntários para funcionar como apoio na acolhida de quem vem para a posse começou com um grupo que na verdade é um Comitê Popular de Luta chamado Rede Lular. A gente percebeu a quantidade de pessoas que estavam querendo vir para Brasília em caravanas para aproveitar esse momento que vai ser muito especial”, conta Laura Lima, umas das responsáveis pelo grupo de voluntários no Distrito Federal. 

O grupo faz o trabalho nas redes sociais para divulgar e informar sobre a posse no Instagram, Facebook, Tik Tok, Twitter. Além disso, há outras frentes de trabalho, como o mapeamento dos restaurantes que estarão abertos na região no dia da posse. E também a elaboração de um guia de segurança para o militante e também um guia para a saúde, produzidos por voluntários especialistas em cada área. 

Há também um trabalho sendo montado para oferecer um plantão jurídico. “Estamos trabalhando com a Polícia Rodoviária Federal para que não haja bloqueio nas estradas. Montando plantão jurídico caso haja extremistas obstruindo as passagens. Nossa grande segurança é a massa. Quanto mais gente tiver, mais garantida estará a nossa segurança,” avalia Gilberto Carvalho. 

Governo Popular 

O ex-ministro ainda destaca a necessidade de todo o povo estar atento e unido para junto com o presidente Lula construir o Brasil que sonhamos. “Todos nós vamos ter que construir esse governo. Essa vitória tem que ser consolidada pelo nosso trabalho. Vamos ousar nas novas formas de participação. Esse governo será marcado pela participação popular consolidada e massiva”, finaliza Carvalho. 
Para ficar por dentro de toda a programação e receber conteúdos exclusivos, participe dos grupos estaduais de WhatsApp da Posse do Lula e do Festival do Futuro.