Conheça os 7 tipos de fake do gabinete do ódio

Elas parecem infinitas, mas seguem sempre um mesmo método. Conheça os 7 tipos de fake preferidos do Gabinete do Ódio e... acabe com elas!

Compartilhar:

Fake news é que nem praga: você desmente uma, no dia seguinte nascem mais 10, não é? Mas, se formos olhar, elas seguem um padrão. Afinal, saem todas da mesma “fábrica”, o gabinete do ódio.

Bora lá, conhecer — e reconhecer — esses bichinhos!

1. Um tipo bem comum é a fake news Frankenstein, sabe qual? Aquela que pega um vídeo, corta, tira um pedaço, costura em outro no lugar, faz um MONSTRENGO. (Um exemplo é quando mudam a ordem das frases de Lula em uma entrevista para parecer que ele falou o oposto do que na verdade disse)


2. Já a fake news Parece Mas Não É é aquela com manchete sensacionalista, que anuncia uma “GRANDE revelação”, aí tu clica e não tem nada, de nada, de mais, sabe? Nada! (Aqui outra clássica: Lula disse que é preciso investigar corrupção, mas a “manchete” da fake promete o contrário. Basta dar o play e ver que não tem nada errado ali. Só a desonestidade do mentiroso)


3. Tem outra que é a cara do Bolsonaro. A Fake news Espelho. Adivinhou, né? Pois é. Ela acusa Lula exatamente dos malfeitos dele mesmo. (É o que ele faz quando acusa Lula de ter ligação com bandidos, enquanto libera a compra de armas para o PCC.)


4. Fake news é sempre feita pra confundir e a do Sanduíche é especialista nisso. Ela começa com uma mentira, aí bota uma verdade no meio, aí depois vem com outra mentira por cima. Só de sacanagem, sabe? Um sanduíche mesmo, bem indigesto. (Bolsonaristas fizeram isso, por exemplo, ao usar o fato de que em um ano a Eletrobras teve prejuízo como “fatia de verdade” no meio de muitas mentiras e ataques ao PT. A verdade é que a estatal teve amplo lucro nos governos petistas, mas isso eles fingem que não viram)

5. Agora me diz se você já viu essa: Máquina do Tempo. É a fake que traz coisa do passado, já desmentida, cheirando a naftalina, como se fosse uma grande novidade. (Damares Alvez, a viciada em mentir, adora ressuscitar mentira velha, como fez ao publicar trechos da delação de Palocci, já investigada e descartada por não ser verdadeira, para supostamente “revelar” malfeitos de Lula.)


6. Já a Fake Aleatória faz o contrário e pega um assunto quente, do momento, aleatoriamente, só pra pegar carona na onda. (Sabe um assunto em alta? Sabe o PIX? Então, não foi criado por Bolsonaro, mas o cara de pau vai até mesmo à TV insistir que é pai de um filho que não é seu. Bolsonaro também mente que Lula iria acabar com o PIX. Não vai. O PIX é do povo e falta pouco pro povo ficar livre das mentiras do bolsonarismo.)


7. Entre os tipos de fake, tem também aquela especial, feita sob medida pra grupos escolhidos: é a Fake News Teleguiada, para enganar empresários do agro, trabalhadores de aplicativos, para assustar evangélicos… e por aí vai. (Quantas e quantas vezes tivemos que repreender a mentira de que Lula seria contra os evangélicos? Não é. Lula é cristão, sempre respeitou a liberdade religiosa de todos os brasileiros e inclusive sancionou diversas leis que beneficiaram diretamente essa fatia do eleitorado. O pai da mentira é Bolsonaro, que mente compulsivamente, como podemos comprovar diariamente aqui no Verdade na Rede)

Aqui vamos falar sobre cada uma delas, com calma. Mas conta pra gente: qual dessas praguinhas aparece mais no mais seu zap? 

tipos de fake do gabinete do ódio

O post Conheça os 7 tipos de fake do gabinete do ódio apareceu antes no Verdade na Rede.