O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG, International Policy Centre for Inclusive Gowth) entrevistou a Assistente Social, ex-Ministra de Desenvolvimento Social e ex-secretária nacional de Assistência Social, Marcia Lopes, que apresentou a cooperação entre o Brasil e a África em termos de programas sociais. Marcia Lopes analisa esta cooperação tanto sob o aspecto de seus trunfos quanto de seus desafios. A entrevista com Marcia Lopes, que é também conselheira do Instituto Lula, é divida em cinco partes:
I) O interesse da África nas políticas sociais brasileiras
II) Experiências bem-sucedidas de troca de conhecimento
III) O que o Brasil pode aprender com a África
IV) Desafios no diálogo entre Brasil e África
V) Monitoramento e avaliação e seus desafios
A ex-ministra avalia que “o Brasil hoje tem um reconhecimento internacional pelos indicadores, pelos resultados que ele alcançou no sentido do combate à fome e à pobreza brasileira, e como são milhões, há de fato um interesse tanto dos organismos internacionais quanto dos países em conhecer os nossos programas sociais, as nossas políticas sociais” e cita como exemplos principais o programa Bolsa Família e o Programa de Aquisição de Alimentos para a agricultura familiar.
Para informação, o próximo importante evento no âmbito da cooperação Brasil-África será o “Seminário Internacional Brasil-África sobre Proteção Social”, a ser realizado em Dacar, Senegal, nos dias 8 e 9 de abril. Organizado pela Comissão da União Africana, pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento), pelo Governo de Senegal, pelo Governo do Brasil – através dos ministérios do Desenvolvimento Social e das Relações Exteriores -, pelo Centro Mundial Rio+ e pelo Instituto Lula, o evento quer destacar a importância da ampliação do conceito de proteção social e a avaliação de seus mecanismos de implementação. O Seminário será outro marco na discussão, definição e evolução da cooperação entre Brasil e África.
Assista a entrevista do IPC-IG com Marcia Lopes: