Cúpula África-América do Sul (ASA) nasceu para intensificar cooperação

Compartilhar:

Começou nesta quarta-feira (20) a 3ª Cúpula África-América do Sul (ASA), em Malabo, na Guiné Equatorial. A reunião vai até a sexta-feira, e terá a presença da presidenta Dilma Rousseff e de representantes de 66 países.  Um dos objetivos atuais da ASA é intensificar a cooperação na área comercial, direitos humanos, agricultura, infraestrutura, energia, transporte e educação entre os dois continentes. Nesta sexta-feira (22), a presidenta Dilma Rousseff chegou a Malabo para o encontro.

A ASA surgiu durante o governo Lula, em 2006, do desejo e do interesse das duas regiões em construírem novos paradigmas para a cooperação Sul-Sul, para a construção de uma ordem mundial mais multipolar e democrática. Ela foi formalizada durante a 1ª Cúpula América do Sul-África, realizada em Abuja, na Nigéria. O evento resultou na Declaração de Abuja, no Plano de Ação e na resolução de criação do Fórum de Cooperação América do Sul-África (Asacof). Um novo encontro foi realizado em 2009, na Venezuela.

Hoje o Brasil, a Venezuela, o Equador, a Nigéria, a Guiné Equatorial e uma comissão da União Africana formam o grupo de coordenação da cúpula.

Saiba mais no site da 3B Cúpula África-América do Sul: www.asa-malabo.org/index-en.html (em inglês e espanhol
)