22 de agosto de 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é líder isolado em mais uma pesquisa divulgada nessa semana. Na madrugada desta quarta-feira (22/08), a Datafolha divulgou sua primeira pesquisa realizada após o registro oficial das candidaturas dos presidenciáveis, em 15 de agosto. O povo quer Lula: 39% das intenções de voto estimulado são para o ex-presidente. É a terceira pesquisa divulgada após o registro e a mensagem é nítida: em todos os levantamentos, Lula aparece bem próximo de ganhar as eleições ainda no primeiro turno. Os brasileiros sabem que Lula é candidato, mesmo com a mídia tentando esconder, e o querem como presidente.

Assim como nas pesquisas CNT/MDA e Ibope, divulgadas em 20 de agosto, Lula tem mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado. No Datafolha, Jair Bolsonaro (PSL) aparece com 18%, Marina Silva (Rede) com 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 6% e Ciro Gomes (PDT) com 5% das intenções de voto estimulado. Brancos e nulos somam 11% e indecisos são 3%.

Em um eventual segundo turno, Lula também vence de todos os possíveis opositores, com ampla margem. Lula teria 52% contra 32% de Bolsonaro, 53% contra 29% de Alckmin e 51% contra 29% de Marina. Em todos os cenários, houve crescimento das intenções de voto de Lula.