No segundo bloco do #DebateComLula, Fernando Haddad falou sobre a extrema importância que Lula dará, em seu próximo governo, ao crédito. “O crédito é o complemento da educação em uma sociedade desenvolvida”. Ele lembrou que, nos governos do PT, milhões de pessoas tiveram acesso a crédito barato e puderam, inclusive, abrir um negócio próprio. “‘É por isso que o Lula vai fazer uma reforma bancária. Os bancos hoje cobram juros abusivos”.
Na esteira deste assunto, Gabrielli comentou o lucro dos bancos, relacionando o fato com a atual crise. “O grupo que tomou o poder não tem saída para o país. A única coisa que eles apresentam é mais austeridade. E o povo sabe que Lula pode representar essa esperança, essa possibilidade de conquista do futuro”.
Acompanhando o debate da Band, Haddad, Manu, Gabrielli e Gleisi comentaram o formato que acaba impedindo candidatos não alinhados ao governo de falar. Além disso, acharam “curioso” aqueles que sempre deram sustentação ao governo golpista questionarem ações de Temer, e alertaram que agora todos querem se descolar da figura do atual presidente.
Lula, em seus governos, pensou na juventude, tanto que levou para todo o país universidades e institutos federais. “A questão da juventude é muito ampla na cabeça do Lula. Ele levou para praticamente todas as cidades pólos um Instituto Federal. Ele dispersou as oportunidades por todo o território nacional”, lembrou Haddad. E Gleisi completou: “é impressionante que o presidente que teve menor possibilidade de acesso à educação foi o que criou mais universidades”.
“Precisamos voltar a encher a vida da juventude de sonhos. Com escola, universidade, emprego. O Brasil de agora é um Brasil sem sonho, um país que mata nossos jovens”, concluiu Manuela.
E na perspectiva de retomar o país para todas as pessoas, Haddad garantiu: Lula quer programas no mercado de trabalho para as mulheres, negros. As mulheres promoveram uma revolução nesse país por mérito. São a maioria na pós graduação, são a maioria nos cursos de maior demanda, como o de medicina, por exemplo”.
#DebateBand
Crescimento x endividamento público
Sempre vale lembrar que os governos do presidente Lula já demonstraram como é possível
crescer, gerar empregos e distribuir renda, ao mesmo tempo em que se mantém a inflação baixa e se reduz o endividamento público.
Previdência
Lula já mostrou que é possível o equilíbrio das contas da Previdência a partir da retomada da criação de empregos, da formalização de todas as atividades econômicas e da ampliação da capacidade de arrecadação, assim como do combate à sonegação
Mulheres
Há 12 anos, Lula sancionou a Lei da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, a popular Lei Maria da Penha. O próximo governo Lula retomará a centralidade das políticas para as mulheres, afirmando o protagonismo das mulheres no novo ciclo de desenvolvimento brasileiro.
Educação
A educação é chave para o desenvolvimento de qualquer país. Nos governos Lula os recursos para a área mais que triplicaram. O investimento público direto em Educação em relação ao PIB, que era de 3,9% em 2000, chegou a 5% em 2009.