Dia de votar: cinco coisas que você precisa saber

Compartilhar:

Neste domingo (7) é chegada a hora de ir às urnas e recomeçar a construção de um país com inclusão social, distribuição de riqueza e desenvolvimento econômico.

Muita gente tem tentado confundir os eleitores e eleitoras com informações falsas sobre como proceder amanhã. Por isso elencamos as principais coisas que você precisa saber para poder votar com tranquilidade.

Em que cargos votar? 

Antes de votar, prepare a sua colinha com os números de seus candidatos e candidatas, lembrando a ordem de votação no primeiro turno:

  1. Deputado(a) federal
  2. Deputado(a) estadual ou distrital
  3. DOIS senadores(as)
  4. Governador(a)
  5. Presidente

Quer usar camiseta ou adesivo do seu candidato? Pode, desde que essa manifestação seja silenciosa.

Quem deve votar? 

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os que tenham entre 16 e 18 anos.

Que documentos levar? 

Para votar, você deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação com foto e identidades funcionais.

Onde votar?

A votação é das 8h00 às 17h00, considerando sempre o horário local. Para saber o local de votação, acesse o site do TSE. Para consultar, basta informar seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Cuidado com as fake news! 

Não acredite em informações divulgadas pelo WhatsApp e demais redes sociais sobre mudanças de data, horário ou local de votação. Elas são, em sua maioria, falsas e têm como objetivo confundir os eleitores e eleitoras. Para não ter dúvida, o caminho oficial para essas informações é o site do TSE.

Viu alguma fake news? Denuncie para o nosso canal de denúncias pelo WhatsApp! Estaremos em plantão eleitoral! O número é 974 028 726.