Foram horas de conversa franca e leituras políticas afiadas com os os jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, o professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e a editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da Boitempo. A edição conta ainda com textos de Eric Nepomuceno, Luis Fernando Verissimo, Luis Felipe Miguel e Rafael Valim.
O que eles não sabem é que minha história construída com o povo não se deu através de uma campanha política. Se deu através de uma vida de compromisso que era possível mudar a vida desse povo.
Lula durante o lançamento da segunda edição de ‘A Verdade Vencerá’
Foram três conversas presenciais que aconteceram em fevereiro de 2018, quando as táticas de lawfare e perseguição política e midiática contra Lula chegavam a seu auge. Meses depois, ele seria detido no prédio da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, e impedido de disputar as eleições de 2018. É neste clima político que Lula fala sobre sua vida e trajetória política, os governos do PT, sua condição pessoal e sua intrínseca ligação com o povo brasileiro, além de analisar o que acontecia no país desde o golpe que tirou do poder a ex-presidenta Dilma Rousseff.
Como o título da obra já pressagiava, a Verdade, sim, venceu. Hoje, a a defesa do ex-presidente acumula 25 vitórias judiciais, em absolutamente todos os processos que eram movidos contra ele. Lula foi absolvido da principal acusação que a Lava-Jato fez contra ele, que era a de liderar uma organização criminosa, naquela denúncia esdrúxula que ficou conhecida por causa do PowerPoint. A Justiça considerou a acusação com viés político e a sentença foi tão forte que o Ministério Público sequer recorreu.
Em 2019, para comemorar sua liberdade, o livro foi relançado com a presença de Lula e uma edição que cresceu com 12 novas questões respondidas por escrito em que Lula fala sobre o período na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e do início do governo Jair Bolsonaro.
Não fui eleito para virar o que eles são, eu fui eleito para ser quem eu sou. Tenho orgulho de ter sabido viver do outro lado sem esquecer quem eu era.
Lula em ‘A Verdade Vencerá’
A segunda edição ganhou ainda a transcrição do histórico discurso feito no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC antes da ida a Curitiba, uma carta escrita por ele para ser lida na abertura do Salão do Livro Político de 2019, em São Paulo, e a transcrição de sua fala no dia 9 novembro, após ser solto, além de uma nova seleção de imagens.
Sucesso de público e crítica, o livro foi traduzido e publicado em países como Estados Unidos, Índia, Itália, Argentina, França e Espanha. A tradução espanhola, inclusive, concorreu ao Jabuti 2019 na categoria “livro brasileiro publicado no exterior”.