A presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Etiópia Hailemariam Desalegn assinaram nesta sexta-feira (24) quatro acordos de cooperação nas áreas de serviços aéreos, educação, cooperação em ciência e tecnologia e agricultura.
O acordo aéreo formaliza a estreia de um voo entre a Etiópia e o Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), que será operado pela Ethiopian Airlines a partir de 1º de julho.
Amanhã, no Dia da África, Dilma será a primeira chefe de Estado a discursar durante a sessão programada para receber 17 governantes convidados para as comemorações do Jubileu de Ouro da União Africana, que completa 50 anos. “Eu acho uma deferência o Brasil ter sido convidado para falar em nome da nossa região nesse jubileu de ouro. Eu acho que reflete o reconhecimento da importância que o Brasil atribui à África”, declarou hoje a presidenta em Adis Abeba.
Logo mais, será a vez do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajar à Etiópia. Nos dias 30 de junho e 1º de julho, a sede da União Africana abrigará o encontro de alto nível “Novos enfoques unificados para acabar a fome na África”, que está sendo organizado pela UA, FAO e pelo Instituto Lula.
Leia mais em:
União Africana, FAO e Instituto Lula somam esforços para combater a fome na África