Mais um vídeo circula pelas redes sociais tentando enganar as pessoas, pois coloca como sendo atual um vídeo gravado há mais de dois meses, quando Lula ainda era candidato a presidente da República e Fernando Haddad era seu vice.
O vídeo é uma gravação de entrevista concedida em 14 de agosto à Rádio Arapuan, de João Pessoa (PB), e Haddad, como candidato a vice-presidente, fala que a crise do país acabaria somente quando Lula (na época ainda candidato à presidência) voltasse a ser presidente.
Datar o vídeo como recente é MENTIRA!
Quem compartilha a mensagem dá a entender que a declaração de Haddad data deste período que antecede o segundo turno da eleições.
Isso é FALSO. Isso é fake news.
Ajude-nos a combater essa fábrica de notícias falsas.
Veja abaixo algumas dicas de como identificar fake news pelo WhatsApp e nas redes sociais:
1 Não compartilhe conteúdos com origem e veracidade duvidosas. Não acredite em informações dadas por veículos ou pessoas desconhecidas.
2 Se a informação te parece estranha ou absurda, cheque! Pesquise no Google se a informação e/ou o veículo são confiáveis.
3 Se você descobriu que a informação é falsa, avise a pessoa que te enviou. Compartilhar fake news é crime.
4 É possível denunciar a publicação nas redes e grupos. DENUNCIE e nos ajude a denunciar pelo WhatsApp – (11) 974028726.
5 Se você sabe que é mentira, desminta a notícia falsa. Envie links de sites, vídeos e fotos verdadeiras. Compartilhe a VERDADE!
Lembre-se, no Brasil, espalhar boato e mentira é crime!
Vamos fazer o Brasil feliz de novo, vencendo o ódio e as mentiras.
Viu alguma fake news? Mande mensagem para o nosso WhatsApp antifake news: (11) 974 028 726.